Pandemia: Prefeitura do Rio registra quase 2800 autuações

Publicado em 29/03/2021 - 14:36 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Nos três primeiros dias de recesso e de restrições mais duras para conter a pandemia de coronavírus, a Prefeitura do Rio de Janeiro registrou quase 2800 autuações por desrespeito às regras sanitárias. Uma dessas ações foi o encerramento de uma rave, com cerca de 2 mil pessoas, que estava sendo realizada na madrugada deste domingo, no bairro de Vargem Pequena, na zona oeste.

Na tarde de domingo, uma outra festa clandestina com cerca de 300 participantes já havia sido fechada no bairro da Taquara, na mesma região. Os responsáveis pelos eventos poderão ser multados em até R$15 mil.

A fiscalização também interditou 42 estabelecimentos, porque funcionavam em desacordo com as regras, e quase 300 bares, restaurantes e vendedores ambulantes foram multados.

De acordo com o decreto municipal em vigor desde sexta-feira, apenas o comércio de produtos essenciais pode funcionar. Já os bares, restaurantes e lanchonetes podem receber atender apenas pedidos para retirada no local ou entregas em casa. Também continuam valendo no Rio o toque de recolher das 23h às 5h, assim como  a proibição de aglomerações em espaços públicos e a permanência nas praias.  De acordo com a Prefeitura, agentes realizaram patrulhamento em toda a orla, entre as zonas sul e oeste, orientando banhistas sobre a restrição.

Mas como a prática de atividade física individual foi liberada, muita gente aproveitou a brecha para curtir o domingo de sol nas praias, sem sofrer repreensão. No entanto, quase 600 donos de veículos foram multados, pelo estacionamento irregular a beira-mar, o que também está proibido pelo decreto.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Vitória Elizabeth

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

Baixar arquivo
Saúde

Câmara discute autorização do cultivo da maconha para uso medicinal

Agressão e bate-boca marcaram a discussão na Câmara dos Deputados sobre o projeto de lei que autoriza o cultivo da maconha para fins medicinais e a votação da medida foi adiada.

Baixar arquivo
Segurança

Golpe! Falsários enviam carta informando sobre supostas indenizações

Mais um golpe na praça. Tem gente se passando por representante do Ministério da Economia e enviando uma carta para contribuintes informando sobre supostas indenizações ou resgate de contribuições previdenciárias.

Baixar arquivo
Internacional

Consulado do Japão oferece 6 tipos de bolsas de estudo a brasileiros

As oportunidades são para cursos de graduação com duração de 5 anos; escola técnica com previsão de formação em 4 anos e cursos profissionalizantes com duração de 3 anos.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vacina pessoas a partir de 41 anos com comorbidades

A partir desta semana, a Prefeitura do Rio de Janeiro passa a vacinar duas faixas etárias por dia contra a covid-19. A imunização será para quem tem 42 e 41anos e tem comorbidades. Profissionais de saúde também devem procurar os postos de vacinação de acordo com a idade.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: Palacete do Museu Histórico da Cidade reabre após dez anos fechado

Depois de uma década fechado, o Palacete do Museu Histórico da Cidade, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, foi reaberto nesta terça-feira (18), que comemora o Dia Internacional dos Museus.

Baixar arquivo