logo Radioagência Nacional
Saúde

Prefeitura de SP alerta jovens para prevenção e tratamento da covid-19

Baixar
Eliane Gonçalves
12/03/2021 - 19:28
São Paulo

Os casos de covid-19 estão crescendo entre os mais jovens na cidade de São Paulo. O resultado do novo inquérito sorológico feito pela prefeitura mostrou que 29,4% das pessoas entre 18 e 34 anos que moram na cidade têm anticorpos para o SARS-CoV-2, ou seja, já tiveram contato com o novo coronavírus.

O grupo é o que apresenta o resultado mais alto entre todas as faixas etárias. Na média, a chamada soroprevalência ficou em 25%. O número é bem mais alto que o do primeiro levantamento feito em junho de 2020, quando 9,8% de pessoas testaram positivo.

Outro número que mostra a gravidade do problema é que quase metade das pessoas com resultado positivo (45%) eram assintomáticas.

O secretário de Saúde do município, Edson Aparecido, apelou para que os mais jovens procurem os serviços de saúde nos primeiros sintomas para evitar casos mais graves da covid-19.

Segundo o secretário, parte do estrangulamento do sistema de saúde da cidade acontece porque a permanência dos pacientes na UTI tem sido, em média, o dobro do tempo que era registrado no ano passado. Nesta sexta-feira (12), 83% dos leitos de terapia intensiva da cidade estavam ocupados.

Para tentar desafogar o sistema, a prefeitura suspendeu todas as cirurgias eletivas em 16 hospitais municipais. Os leitos desses hospitais vão passar a atender pacientes com covid-19 em situação de média ou baixa complexidade.

x