Trabalhadores temporários da saúde protestam contra demissões no RJ

Publicado em 01/03/2021 - 15:55 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Servidores da rede federal de saúde do Rio de Janeiro fizeram um protesto nesta segunda-feira (1º) reivindicando a renovação dos contratos temporários de mais de 1,4 mil profissionais que venceram neste fim de semana. Eles alegam que a dispensa prejudica a assistência nos seis hospitais e três institutos da rede no estado, já sobrecarregados com a pandemia do novo coronavírus, e a paralisação parcial do Hospital Federal de Bonsucesso, incendiado em outubro do ano passado. 

Com a saída dos trabalhadores, o quadro de temporários da rede caiu de cerca de 4,7 mil profissionais para 3,3 mil, contratados em um certame em meados do ano passado. 

De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social do Estado (Sindsprev), Cristiane Gerardo, esse processo seletivo não solucionou o déficit de pessoal, porque nem todo o quadro das unidades foi reposto, e apenas uma minoria dos selecionados já trabalhava na rede.

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde afirmou, no entanto, que a renovação dos contratos desses 1,4 mil profissionais foi feita de acordo com uma medida provisória editada pelo Governo Federal. Esta, por sua vez, determinou que a vigência dos contratos não poderia ultrapassar o dia 28 de fevereiro, já que atenderia a uma necessidade temporária de excepcional interesse público. 

A diretora do Sindsprev afirmou que a categoria em buscado apoio entre parlamentares, e reivindica que o governo edite nova medida provisória com a renovação dos contratos.

A nota divulgada pela Superintendência do Ministério diz ainda que o certame realizado em 2020 se destinou à contratação de mais de 4,1 mil profissionais, o que representa o quadro total de temporários da rede, e que providências estão sendo tomadas para que todos comecem a trabalhar o mais rápido possível.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Campus Party Brasília deve reunir cem mil pessoas até domingo

O evento é o maior festival do mundo de tecnologia, experiência geek, games, ciência, inovação e empreendedorismo

Baixar arquivo
Geral

Feriado no nordeste será com alerta de perigo por causa das chuvas

Mais de 270 municípios da faixa que vai do Rio Grande do Norte a Alagoas podem ter chuvas de até 50 milímetros por dia, com ventos de até 60 km/h.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional vai deixar as buscas por fugitivos em Mossoró

O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que decidiu não prorrogar a permanência no Rio Grande do Norte da Força-tarefa, convocada em apoio à Polícia Federal. Com isso, os agentes serão desmobilizados e terão de retornar aos seus estados de origem.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Todos os objetos foram apreendidos pela Polícia Federal, na “Operação Voto Vendido”, que investiga crimes de corrupção, como sonegação de impostos, e lavagem de dinheiro.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo