Trabalhadores temporários da saúde protestam contra demissões no RJ

Publicado em 01/03/2021 - 15:55 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Servidores da rede federal de saúde do Rio de Janeiro fizeram um protesto nesta segunda-feira (1º) reivindicando a renovação dos contratos temporários de mais de 1,4 mil profissionais que venceram neste fim de semana. Eles alegam que a dispensa prejudica a assistência nos seis hospitais e três institutos da rede no estado, já sobrecarregados com a pandemia do novo coronavírus, e a paralisação parcial do Hospital Federal de Bonsucesso, incendiado em outubro do ano passado. 

Com a saída dos trabalhadores, o quadro de temporários da rede caiu de cerca de 4,7 mil profissionais para 3,3 mil, contratados em um certame em meados do ano passado. 

De acordo com a diretora do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde e Previdência Social do Estado (Sindsprev), Cristiane Gerardo, esse processo seletivo não solucionou o déficit de pessoal, porque nem todo o quadro das unidades foi reposto, e apenas uma minoria dos selecionados já trabalhava na rede.

A Superintendência Estadual do Ministério da Saúde afirmou, no entanto, que a renovação dos contratos desses 1,4 mil profissionais foi feita de acordo com uma medida provisória editada pelo Governo Federal. Esta, por sua vez, determinou que a vigência dos contratos não poderia ultrapassar o dia 28 de fevereiro, já que atenderia a uma necessidade temporária de excepcional interesse público. 

A diretora do Sindsprev afirmou que a categoria em buscado apoio entre parlamentares, e reivindica que o governo edite nova medida provisória com a renovação dos contratos.

A nota divulgada pela Superintendência do Ministério diz ainda que o certame realizado em 2020 se destinou à contratação de mais de 4,1 mil profissionais, o que representa o quadro total de temporários da rede, e que providências estão sendo tomadas para que todos comecem a trabalhar o mais rápido possível.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Direitos Humanos

Massacre de Eldorado dos Carajás completa 25 anos

Em 17 de abril de 1996, integrantes do MST, que ocupavam a chamada curva do S, na região Sudeste do Pará, protestavam contra a demora da reforma agrária na região. Uma tropa de 155 PMs atirou contra o grupo, executando 19 pessoas.

Baixar arquivo
Saúde

Profissionais de Educação começam a ser vacinados no Rio de Janeiro

Os profissionais de educação que estão trabalhando presencialmente nas escolas municipais, estaduais e federais começaram a ser vacinados nesse sábado (17).

Baixar arquivo
Educação

Cartilha do MEC orienta retorno às aulas presenciais para surdos

Material traz orientações para que medidas de segurança contra covid-19 sejam adaptadas às necessidades de aprendizado do grupo, como o uso de máscara transparente e a disposição de carteiras escolares.

Baixar arquivo
Saúde

Vacinados ainda podem ser infectados pelo coronavírus

De acordo com especialistas, a imunização evita casos graves da doença, mas não impede que a pessoa seja reinfectada - e transmita o vírus. Para evitar o contágio, vacinação deve ser combinada com distanciamento social e uso de máscara.

Baixar arquivo
Política

Senado: Cronograma para CPI da Covid será apresentado na segunda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que na próxima segunda-feira, vai apresentar o cronograma e os procedimentos para a instalação da CPI da Covid-19.

Na primeira reunião serão escolhidos por meio de votação o presidente e o vice-presidente da Comissão.

Baixar arquivo
Política

Joaquim Silva e Luna é aprovado para a presidência da Petrobras

O general foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da estatal realizada nesta sexta-feira (16). Também foram nomeados os sete integrantes da Diretoria Executiva da estatal. Três deles foram reconduzidos ao cargo.

Baixar arquivo