Tratamento para tuberculose reduz doses diárias de comprimidos

Fiocruz já fez o registro da medicação na Anvisa

Publicado em 07/03/2021 - 15:10 Por Daniella Longuinho - Brasília [scald=254540:sdl_editor_representation]

A partir de agora, o SUS, Sistema Único de Saúde, vai disponibilizar um tratamento para as pessoas que tratam a tuberculose em que haverá diminuição de doses diárias de comprimidos.

Isso porque o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz, o Farmanguinhos, obteve êxito no pós-registro de medicamento contra a tuberculose junto à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esta autorização permite a utilização do Insumo Farmacêutico Ativo, o IFA, Rifampicina, para a produção do fármaco Isoniazida mais Rifampicina, e melhorias operacionais que garantem a distribuição adequada para o Programa Nacional de Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde.

A Fiocruz explica que a associação dos fármacos vai permitir a diminuição de doses diárias de comprimidos para os pacientes do SUS, o que é importante para aumentar a adesão ao tratamento contra a tuberculose. 

Com a liberação da Anvisa, a Fiocruz já distribuiu 2,6 milhões unidades do medicamento para o Ministério da Saúde. A demanda total para o ano de 2021 é de 20 milhões de comprimidos. A partir de agora, o Farmanguinhos/Fiocruz assegura autonomia nacional para atender a demanda.

A tuberculose é considerada pela Organização Mundial da Saúde como o principal fator de morte por um único agente infeccioso no mundo, acima até mesmo de HIV/Aids. O Brasil é considerado pela OMS como um dos 30 países com maior número de casos da doença no mundo.

Para o controle da tuberculose, a OMS recomenda que a meta de cura seja igual ou superior a 85% e a de abandono do tratamento seja menor do que 5%.

Últimas notícias
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo