Tratamento para tuberculose reduz doses diárias de comprimidos

Fiocruz já fez o registro da medicação na Anvisa

Publicado em 07/03/2021 - 15:10 Por Daniella Longuinho - Brasília [scald=254540:sdl_editor_representation]

A partir de agora, o SUS, Sistema Único de Saúde, vai disponibilizar um tratamento para as pessoas que tratam a tuberculose em que haverá diminuição de doses diárias de comprimidos.

Isso porque o Instituto de Tecnologia em Fármacos da Fiocruz, o Farmanguinhos, obteve êxito no pós-registro de medicamento contra a tuberculose junto à Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esta autorização permite a utilização do Insumo Farmacêutico Ativo, o IFA, Rifampicina, para a produção do fármaco Isoniazida mais Rifampicina, e melhorias operacionais que garantem a distribuição adequada para o Programa Nacional de Controle de Tuberculose do Ministério da Saúde.

A Fiocruz explica que a associação dos fármacos vai permitir a diminuição de doses diárias de comprimidos para os pacientes do SUS, o que é importante para aumentar a adesão ao tratamento contra a tuberculose. 

Com a liberação da Anvisa, a Fiocruz já distribuiu 2,6 milhões unidades do medicamento para o Ministério da Saúde. A demanda total para o ano de 2021 é de 20 milhões de comprimidos. A partir de agora, o Farmanguinhos/Fiocruz assegura autonomia nacional para atender a demanda.

A tuberculose é considerada pela Organização Mundial da Saúde como o principal fator de morte por um único agente infeccioso no mundo, acima até mesmo de HIV/Aids. O Brasil é considerado pela OMS como um dos 30 países com maior número de casos da doença no mundo.

Para o controle da tuberculose, a OMS recomenda que a meta de cura seja igual ou superior a 85% e a de abandono do tratamento seja menor do que 5%.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Cheia de rios no Amazonas provoca perdas financeiras para agricultores

A cheia dos rios no Amazonas já provocou perdas financeiras para os agricultores em 15 municípios do Estado. As produções agrícolas mais afetadas ficam nas regiões dos rios Purus, Juruá, Madeira e médio Solimões. De acordo com o Idam o prejuízo pode chegar a R$ 100 milhões

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Campanha recebe doações para compra de absorventes para refugiadas

Chamada de Todos por Elas, a iniciativa da AGU pretende arrecadar R$ 50 mil até o Dia das Mães, 9 de maio, para a compra de kits de cuidados básicos e higiene pessoal.

Baixar arquivo
Geral

Barcos do INSS ajudam ribeirinhos a vencer burocracias na Amazônia

Em algumas regiões da Amazônia, a  chegada de uma determinada embarcação é muito aguardada por ser a oportunidade de resolver questões burocráticas que seriam solucionadas apenas em grandes centros urbanos.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina da Zika feita por brasileiro tem sucesso em estudo pré-clínico

Testes em animais foram bem sucedidos. Mas, segundo o cientista Paulo Verardi, ainda há muitos passos pela frente até que a vacina chegue para grupos mais vulneráveis, caso de mulheres em idade reprodutiva.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro tem risco muito alto de transmissão da Covid-19

Classificação é do Mapa de Risco da Secretaria de Saúde do estado. Nesta sexta-feira (9) as taxas de ocupação de leitos SUS no estado estavam em 90% para leitos de UTI e em 75% para leitos de enfermaria.

Baixar arquivo
Saúde

IFA da vacina de Oxford, feito pela Fiocruz, será entregue em setembro

As primeiras doses da vacina de Oxford/Astrazeneca produzida com Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) fabricado pela Fiocruz, devem ser entregues ao Ministério da Saúde a partir de setembro. A previsão é da Bio-Manguinhos, unidade da Fundação Oswaldo Cruz responsável pela fabricação do insumo.

Baixar arquivo