Vacina covid-19: Saúde inclui pessoas com HIV entre as prioridades

Publicado em 30/03/2021 - 21:54 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde incluiu as pessoas que vivem com o vírus HIV, entre os adultos de 18 a 59 anos com comorbidades, que serão vacinados contra a covid-19 nas próximas etapas do Programa Nacional de Imunizações. Atualmente, a maior parte do país está na 12ª fase, com a faixa etária de vacinação começando de 65 a 69 anos. A próxima é de 60 a 64 anos. E, em seguida, vêm os adultos com comorbidades.

O presidente da ONG Amigos da Vida, Cristiano Ramos, que atua na proteção de pessoas com HIV, avaliou que essa inclusão é um avanço importante.

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida tem como objetivo proteger e evitar casos graves de covid-19 nos grupos mais vulneráveis e que correm mais riscos de hospitalização e morte. A Pasta também lembra que as pessoas que vivem com HIV e têm 60 anos ou mais serão vacinadas junto com os grupos dessa faixa etária.

A orientação da nota técnica já está em vigor e será publicada em abril, na sexta edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra covid-19. A mudança incluiu entre as pessoas com comorbidades todos os adultos que vivem com HIV, inclusive aqueles com carga viral indetectável.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Raquel Mariano

Últimas notícias
Economia

STF: Estados apresentam propostas à União sobre ICMS dos combustíveis

Os estados propõem, por exemplo, que a base de cálculo do imposto sobre o diesel seja sobre a média dos últimos 60 meses. A proposta foi apresentada em reunião virtual convocada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Baixar arquivo
Economia

Dívida Pública sobe 2,01% em maio e fica em R$ 5,7 trilhões

Geralmente, as despesas do Estado brasileiro são maiores do que a renda arrecadada com impostos e contribuições. A dívida pública federal são os valores tomados por empréstimo pela União para conseguir pagar essas despesas.

Baixar arquivo
Cultura

CCBB no Rio exibe obras inéditas de Candido Portinari

A  exposição “Portinari Raros” será aberta ao público nesta quarta-feira (29), passando por temas como fauna, flora, crianças e o teatro.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Baía de Guanabara tem toda sua água classificada como péssima ou ruim

A qualidade da água da Baía de Guanabara, um dos principais cartões postais do Rio de Janeiro, piorou nos últimos dois anos. No trecho próximo ao aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, a qualidade caiu de regular em 2019, para ruim em 2021. 

Baixar arquivo
Geral

BH: incêndio na Santa Casa tem pacientes mortos e leitos interditados

O incêndio teria sido provocado a princípio por um vazamento de um tubo de oxigênio, combinado com uma pane em um dos equipamentos médicos.

Baixar arquivo