Vacinas e insumos só podem ser exportados com autorização da Anvisa

Decisão foi tomada pela agência em reunião extraordinária nessa quarta

Publicado em 04/03/2021 - 10:35 Por Victor Ribeiro - Brasília

A Anvisa fez nessa quarta-feira (3) uma reunião extraordinária da diretoria colegiada, que decidiu que vacinas, insumos - como oxigênio medicinal - e remédios usados no combate à pandemia só poderão ser exportados com autorização específica emitida pela agência.

De acordo com o diretor Rômison Mota, que foi o relator substituto do processo, a medida pretende evitar desabastecimento no sistema de saúde brasileiro.

Mota substituiu o diretor Alex Machado Campos na relatoria, porque um parente de Campos morreu de covid-19 nessa terça-feira (2) e ele foi dispensado da reunião.

Outra diretora da Anvisa, Cristiane Jourdan, acompanhou o relator e disse esperar que o Brasil tenha condições de ajudar os países vizinhos.
A Anvisa já aprovou o registro da vacina desenvolvida pela Pfizer e o uso emergencial dos imunizantes da chinesa Sinovac com o Instituto Butantan e da universidade inglesa de Oxford, com a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e a Fundação Oswaldo Cruz.

A diretora Meiruze Freitas, responsável pelos pedidos de registro de vacinas, lembrou que a agência reguladora tem se esforçado para garantir vacinas para todo o país.

A Anvisa autorizou em fevereiro a redução na concentração de oxigênio nos cilindros usados em hospitais, para acelerar a fabricação do insumo.

Sobre remédios, a agência ainda acompanha diversas pesquisas, mas nenhuma substância comprovou ser segura e eficaz contra a covid-19. Mas, outros remédios são usados para amenizar os sintomas e facilitar processos como intubação e hemodiálise.

O diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, destacou o papel da agência sanitária no combate à pandemia.
O Brasil registrou nessa quarta-feira o recorde de 1.910 mortes por covid-19 em apenas 24 horas e o segundo maior número de novos casos da doença, com 71.704 registros. Até agora, mais de 10,7 milhões brasileiros foram diagnosticados com covid-19 e 259.271 morreram por causa da doença.
 

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo