4 estados e o DF iniciam vacinação de agentes de segurança pública

Pelo menos quatro estados e o Distrito Federal começaram a vacinar profissionais de segurança pública nessa segunda-feira (5).
Em São Paulo, a promessa do governo do estado é vacinar todos os profissionais na ativa. Ao todo são 180 mil policiais civis, militares e técnicos-científicos, agentes penitenciários, bombeiros e guardas civis metropolitanos.
No Distrito Federal a vacinação também começou nessa segunda. Foram destinadas pouco mais de 2,2 mil doses de vacina para a categoria. O quantitativo cobre pouco mais de um quinto do efetivo de policiais militares da capital do país. Mas a cobertura é ainda menor, já que também entram na lista de vacinação, os policiais civis, funcionários do Detran, Corpo de Bombeiros, policiais penais e policiais rodoviários federais.
No Amapá, os profissionais de segurança da capital, Macapá, também começaram a ser vacinados, mas são apenas 360 doses destinadas às forças de segurança que serão divididas entre sete categorias de profissionais de segurança, incluindo 4 doses para a polícia rodoviária federal e duas doses para agentes da Abin.
No Maranhão, a vacinação dos agentes de segurança está restrita a duas cidades: a capital São Luís e a cidade de Imperatriz. Vão ser vacinados apenas profissionais da ativa com 50 anos ou mais. Além da polícia militar, civil e bombeiros, também entram na lista integrantes das forças armadas.
No Piauí, a vacinação dos profissionais de segurança começou a ser feita nas cidades de Teresina, Picos e Corrente.
A vacinação dos profissionais de segurança pública ganhou impulso com a decisão do PNI, o Programa Nacional de Imunização, de antecipar a vacinação dos agentes de segurança. A decisão foi tomada no dia 31 de março e atendeu a pedido feito no começo de março pelo Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.
Mas esses não são os primeiros estados a fazer a vacinação dos profissionais de segurança. No Pará, eles começaram a ser vacinados desde o dia 22 de março. A vacinação também já tinha começado em pelo menos outros seis estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, segundo as secretarias de saúde de cada unidade da federação.
O governo de Minas Gerais prometeu iniciar a vacinação dos profissionais de segurança nesta terça-feira.





