Anvisa decide se autoriza importação da Sputnik V na segunda-feira

Vacina russa tem pedidos de importação excepcional feitos por estados

Publicado em 23/04/2021 - 19:28 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai analisar na próxima segunda-feira (26) os pedidos de importação excepcional e temporária da vacina russa Sputnik V feitos por estados e municípios.

A agência vai realizar uma reunião extraordinária de sua diretoria para atender a previsão legal e à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 30 dias para análise desses pedidos.

O STF decidiu, nesta sexta-feira, que a Anvisa terá até o dia 30 de abril para autorizar a importação da vacina russa Sputnik V pelos estados do Ceará, Amapá e Piauí. O ministro Ricardo Lewandowski, responsável pela ação, já havia dado a mesma decisão ao Maranhão.

Se a Anvisa ultrapassasse este prazo, os estados poderiam comprar e distribuir as vacinas importadas, assumindo a responsabilidade e observando as cautelas e recomendações dos fabricantes e autoridades médicas.

Os estados do Nordeste acertaram a compra de mais de 5 milhões de doses da vacina Sputnik V produzidas pelo Instituto Gamaleya da Rússia. O primeiro lote das vacinas estava previsto para ser entregue ainda em abril.

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações informou que, nesta sexta-feira, a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança deu início à análise dos dados apresentados pelo laboratório União Química para liberação comercial da vacina Sputnik V no país.

A Comissão Técnica solicitou a apresentação de dados complementares sobre a vacina russa, inclusive sigilosos e de interesse comercial, para dar continuidade na liberação da vacina.

Edição: Raquel Mariano/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo