Anvisa pede alteração na bula da vacina de Oxford

O alerta é para casos muito raros de formação de coágulos

Publicado em 08/04/2021 - 10:04 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa pediu alteração na bula da Oxford no item "Advertência e Precauções". O alerta é para casos muito raros de formação de coágulos ou sangramentos que podem estar associados ao uso da vacina. Esses casos foram relatados em alguns países, inclusive no Brasil.

Foram registrados 47 casos suspeitos de eventos adversos relacionados à trombose após a administração de quatro milhões de doses no Brasil. Segundo a Anvisa, não é possível estabelecer uma relação direta e de causalidade entre esses casos e o uso da vacina no Brasil. Também não foram identificados fatores de risco específicos para a ocorrência desse evento.

Por conta disso, a Anvisa mantém a recomendação de continuidade da vacinação com a vacina de Oxford/AstraZeneca, porque, até o momento, os benefícios são maiores que os riscos. E esclarece que o risco de ocorrência de coágulos sanguíneos é baixíssimo. A agência ressaltou que as pessoas devem sempre estar atentas a possíveis sintomas, entre eles, falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, dor de cabeça forte e persistente ou visão turva. E que a maioria dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso da vacina são de natureza leve e transitória, não permanecendo mais que alguns poucos dias.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Dia do Livro Infantil: crianças representam 40% dos leitores do país

Dia 18 de abril é comemorado o dia do livro infantil. A data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, pai de toda a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo e responsável pelo hábito da leitura de muito adulto por aí.

Baixar arquivo
Saúde

RJ volta a ter bandeira vermelha de risco do covid-19

A situação da pandemia de covid-19 regrediu no Rio de Janeiro. O estado deixa a Bandeira Roxa, aquela que indica risco muito alto de disseminação, e entra na Bandeira Vermelha, de risco alto.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil deve receber em maio 4 milhões de doses da AstraZeneca

Este é o segundo lote que o Brasil vai receber. O primeiro foi em março, quando vieram pouco mais de 1 milhão de doses da AstraZeneca, produzidas na Coreia do Sul pelo laboratório SK Bioscience. O Brasil tem direito a 9,1 milhões de doses do consórcio.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Massacre de Eldorado dos Carajás completa 25 anos

Em 17 de abril de 1996, integrantes do MST, que ocupavam a chamada curva do S, na região Sudeste do Pará, protestavam contra a demora da reforma agrária na região. Uma tropa de 155 PMs atirou contra o grupo, executando 19 pessoas.

Baixar arquivo