Anvisa pede alteração na bula da vacina de Oxford

O alerta é para casos muito raros de formação de coágulos

Publicado em 08/04/2021 - 10:04 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa pediu alteração na bula da Oxford no item "Advertência e Precauções". O alerta é para casos muito raros de formação de coágulos ou sangramentos que podem estar associados ao uso da vacina. Esses casos foram relatados em alguns países, inclusive no Brasil.

Foram registrados 47 casos suspeitos de eventos adversos relacionados à trombose após a administração de quatro milhões de doses no Brasil. Segundo a Anvisa, não é possível estabelecer uma relação direta e de causalidade entre esses casos e o uso da vacina no Brasil. Também não foram identificados fatores de risco específicos para a ocorrência desse evento.

Por conta disso, a Anvisa mantém a recomendação de continuidade da vacinação com a vacina de Oxford/AstraZeneca, porque, até o momento, os benefícios são maiores que os riscos. E esclarece que o risco de ocorrência de coágulos sanguíneos é baixíssimo. A agência ressaltou que as pessoas devem sempre estar atentas a possíveis sintomas, entre eles, falta de ar, dor no peito, inchaço na perna, dor de cabeça forte e persistente ou visão turva. E que a maioria dos efeitos colaterais que ocorrem com o uso da vacina são de natureza leve e transitória, não permanecendo mais que alguns poucos dias.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo