Anvisa se reune com governadores que pretendem importar vacina Sputnik

Publicado em 07/04/2021 - 21:04 Por Victor Ribeiro, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa e os representantes do Consórcio de Governadores do Nordeste tiveram nessa quarta-feira uma nova rodada de reunião técnica para discutir o pedido de importação da vacina Sputnik V. A primeira ocorreu na terça.

Dessa vez, a Anvisa tirou dúvidas sobre as regras definidas nas leis brasileiras sobre a importação da vacina. Os representantes dos estados indicaram que já estão buscando as informações necessárias, inclusive com outros países.

Os estados pedem a importação excepcional de 70 milhões de doses. A Anvisa solicitou informações detalhadas sobre esses pedidos aos governos do Acre, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe.

A Sputnik V é desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, da Rússia, e representada no Brasil pelo laboratório União Química. No dia 6 de março, a farmacêutica brasileira pediu autorização de uso emergencial de outros 10 milhões de doses da vacina no país.

A análise na Anvisa deveria durar sete dias, mas foi suspensa no dia seguinte. De acordo com a agência reguladora, mais de 40% dos documentos exigidos não foram entregues ou estão incompletos. Diante dessa situação, a Anvisa decidiu que vai buscar essas informações diretamente na Organização Mundial da Saúde e na Agência Europeia de Medicamentos, para tentar agilizar a análise.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Raquel Mariano

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo