Apenas 50% de idosos de 64 e 65 anos foram vacinados no DF

Publicado em 19/04/2021 - 18:40 Por Gésio Passos - Brasília

A vacinação de idosos de 64 e 65 anos ainda está lenta no Distrito Federal (DF). Até esse domingo, cerca de 50% deste grupo foi vacinado. Segundo o governo do DF, a baixa procura se deve a uma certa resistência da população à vacina da Astrazeneca, produzida no Brasil pela Fiocruz.

A maior parte do último lote de vacinas que chegou em Brasília é da Astrazeneca. Ainda é preciso vacinar cerca de 18 mil pessoas. O chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, afirma que os dois imunizantes, Coronavac e Astrazeneca, são seguros e protegem a população.

A Secretaria de Saúde  informou que somente as pessoas que tomaram a primeira dose no DF poderão tomar a segunda dose aqui no DF. Já foi registrado casos de pessoas que tomaram a primeira dose em outro estado e estão buscando a segunda em Brasília.

De acordo com o governo do DF,  a medida leva em conta que os imunizantes estão reservados para quem já se vacinou na cidade e precisa tomar a segunda dose, como explica Gustavo Rocha.

As pessoas que tomaram a vacina da Astrazeneca em janeiro vão começar a tomar a segunda dose nesta semana, cumprido o prazo de 90 dias, necessário para garantir o efeito completo desse imunizante. Já a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, tem um período para segunda dose menor, de 21 a 28 dias.

A fila de espera por leitos de UTI no DF vem caindo. Nesta segunda-feira a tarde, 241 pessoas aguardavam vaga em leito de tratamento intensivo, sendo que 171 pacientes com covid-19.

Edição: Roberto Piza / L Pedrosa

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo