Brasil deve receber em maio 4 milhões de doses da AstraZeneca

Publicado em 17/04/2021 - 12:30 Por Kariane Costa - Rádio Nacional - Brasília

Quatro milhões de doses da vacina AstraZeneca devem chegar ao Brasil em maio. São as vacinas do consórcio Covax Facility, que é uma aliança global, coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse consórcio reúne governos e fabricantes para garantir que os países tenham acesso justamente às vacinas. Mais de 150 nações participam da iniciativa.

Este é o segundo lote que o Brasil vai receber. O primeiro foi em março, quando vieram pouco mais de 1 milhão de doses da AstraZeneca, produzidas na Coreia do Sul pelo laboratório SK Bioscience. O Brasil tem direito a 9,1 milhões de doses do consórcio.

O anúncio dessas novas doses veio após uma reunião entre governadores e representares da ONU e da OMS. Eles pediram mais vacinas e falaram, como dissemos no início em ajuda humanitária,  já que o Brasil vive o pior momento da pandemia.

A articulação para pedir mais vacinas também foi feita pelos presidentes do Senado e da Câmara, Rodrigo Pacheco e Arthur Lira, que já enviaram um apelo internacional solicitando mais doses à comunidade internacional.

Atualmente, o Brasil vive um pico no aumento de casos e mortes provocadas pelo vírus covid-19.

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, o país superou a marca de 368 mil mortos pelo vírus. Em 24 horas, foram registrados 3.305 óbitos.

Edição: Priscilla Mazenotti / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo