Butantan entrega mais 1,5 milhão de doses da CoronaVac

Publicado em 12/04/2021 - 20:36 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O Instituto Butatan entregou nessa segunda-feira mais 1,5 milhão de doses da vacina CoronaVac para o Programa Nacional de Imunização. Com isso, chega a 39,7 milhões o total já entregue pelo laboratório estatal ao governo federal.

No contrato fechado com o Ministério da Saúde está prevista a entrega de 46 milhões de doses até o dia 30 de abril. Mas, para produzir as doses, o Instituto Butantan precisa do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é fabricado pelo laboratório Sinovac, na China.

Na semana passada, o presidente do Butantan, Dimas Covas, chegou a dizer que precisou suspender a produção de vacinas por atraso na remessa do insumo pela China. Nessa segunda-feira, ele confirmou a previsão de que um novo lote do insumo deve chegar em São Paulo, mas só na semana que vem, dia 20 de abril. São esperados três mil litros do IFA, quantidade suficiente para produzir cerca de 5 milhões de doses.

Mesmo assim, Dimas Covas garantiu que vai conseguir cumprir o contrato com o Ministério da Saúde.

Segundo o próprio Dimas Covas, da chegada do insumo até a liberação das vacinas prontas, o Instituto Butantan precisa de um prazo de 15 dias de produção. Além do lote de IFA aguardado para o dia 20, o Butantan espera outra remessa de três mil litros, ainda sem data marcada.

Além dos 46 milhões doses que precisam ser entregues até o dia 30 de abril, o Butantan começa a entregar a partir de maio outros 54 milhões de doses para o PNI.

Hoje, cerca de 90% das vacinas contra covid-19 disponíveis no Brasil são produzidas pela estatal paulista.

No começo do mês, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, calculou que o PNI deve receber 25,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 em abril. O montante é pouco mais da metade da previsão inicial de 47 milhões de doses para esse mês.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo