Butantan suspende produção de Coronavac por atraso de insumos

Publicado em 08/04/2021 - 14:22 Por Nelson Lin - Rádio Nacional - Brasília

O Instituto Butantan confirmou, nesta quinta-feira (8), o atraso na entrega de insumos da empresa Sinovac para a produção da Coronavac.  O IFA da vacina, importado da China, que deveria ter chegado nesta semana atrasou por questões burocráticas e tem nova previsão para chegar na semana que vem.

De acordo com o instituto Butantan todas as remessas anteriores de IFA já foram envasadas há pelo menos 10 dias. Dois milhões e meio de doses estão na etapa de controle de qualidade e próximas de serem liberadas ao ministério.

Há receio de atraso na entrega das vacinas ao Ministério da Saúde, mas o diretor do instituto Butantan, Dimas Covas, negou que a produção esteja interrompida e afirmou que o Instituto vai entregar as 46 milhões de doses do contrato com o Ministério da Saúde até o fim de abril, dentro do prazo acordado.

Por meio de nota, o Ministério das relações exteriores informou que, ao tomar conhecimento da possibilidade de atraso no recebimento do IFA proveniente da China, imediatamente coordenou-se com o Ministério da Saúde, acionando, também, a Embaixada em Pequim, para as gestões diplomáticas que se façam necessárias.

O Itamaraty disse ainda de que o problema já teria sido solucionado pela manhã desta quinta-feira.

Até o momento, o instituto Butantan entregou mais de 38 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O programa também conta com 8 milhões de doses das vacinas da Oxford Aztrazeneca, que foram envasadas e entregues pela Fiocruz.

 

 

Edição: Nadia Faggiani / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Fiocruz alerta: é preciso ação compartilhada no combate à covid

Uma nota técnica da  Fiocruz alerta para a importância de decisões compartilhadas e coordenadas entre governo federal, estados e municípios para melhorar o fluxo de atendimentos para os pacientes com a covid -19.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas denunciam troca de ouro por vacina para garimpeiros em RR

Ministério da Saúde investiga o caso. Se a suspeita se confirmar, profissionais de saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena Yanomami podem ser desligados.

Baixar arquivo
Geral

Governo volta a suspender regra do tempo máximo de atendimento em SAC

Cliente deveria esperar até 60 segundos para falar com atendente, mas Ministério da Justiça acabou com essa exigência por 120 dias em função da pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha com a Turma da Mônica defende a importância das vacinas

Instituto Butantan, Sanofi Pasteur e Turma da Mônica se unem em campanha de apoio à vacinação. “Vacinação, Vida e Saúde de Montão”, esse é o nome da nova aventura da Turma da Mônica, do desenhista Maurício de Souza.

Baixar arquivo
Educação

Pais devem monitorar escolha de plataforma de aulas online por escolas

Especialista alerta para falhas de segurança e exploração de dados. Episódio recente de exibição de vídeo pornográfico para alunos do 6º ano do ensino fundamental demonstra importância de unidade de ensino se preocupar com o tema.

Baixar arquivo
Educação

Primeira turma com currículo do novo ensino médio se forma

São 198 alunos que cursaram eletrotécnica em um projeto piloto do Sesi e do Senai - mais de 80% deles originários de escolas públicas. Estudantes falam sobre empregabilidade após conclusão da etapa de ensino.

Baixar arquivo