Covid-19: grandes empresas doam 2,3 milhões de remédios para intubação

Publicado em 15/04/2021 - 14:46 Por Lucas Pordeus Leon, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em meio a escassez de medicamentos para intubação, grandes empresas devem entregar, nesta quinta-feira, 2,3 milhões de remédios usados no tratamento de pacientes graves da covid-19. A iniciativa reúne um grupo de sete empresas: entre Petrobras, Itaú Unibanco e a mineradora Vale.

Os medicamentos serão doados ao Ministério da Saúde que vai fazer a distribuição assim que chegarem ao país. Segundo o grupo de empresas, outros 1 milhão e 100 mil remédios estão previstos para os próximos dias. O total doado, de acordo com a Petrobras, permite manter 500 leitos de UTI por um mês e meio. Os itens foram adquiridos na China por meio de importação autorizada pela Anvisa. 

A dificuldade de abastecimento desses insumos tem preocupado estados e municípios. O secretário-executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Mauro Junqueira, alerta que a escassez atinge quase todas as unidades da federação.

Nessa quarta-feira, a Secretaria de Saúde de São Paulo solicitou ao Ministério da Saúde  2,3 milhões de remédios para intubação, mesma quantidade que será doada nessa quinta-feira pelas empresas ao SUS. Um levantamento feito nesta semana pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo aponta que 61% das unidades que informaram os dados estão com estoques zerados para sedativos.

O conselho dos municípios paulistas alega que há falta desses remédios no mercado nacional e que os fornecedores estão atrasando a entrega dos produtos.

Edição: Leila Santos/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo