Fiocruz alerta que reinfecção de covid-19 pode ser mais agressiva

De 30 pessoas, quatro desenvolveram a doença por duas vezes

Publicado em 08/04/2021 - 12:47 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz mostrou que a reinfecção pelo coronavírus pode ser mais frequente do que se imagina. Desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, o experimento descobriu que casos brandos ou assintomáticos em uma primeira exposição podem não produzir resposta imunológica suficiente, tornando possível uma reinfecção, inclusive com a mesma variante. 

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores da Fiocruz acompanharam semanalmente um grupo de 30 pessoas, entre março de 2020, no início da pandemia, e dezembro do ano passado. Desse grupo, quatro desenvolveram a doença por duas vezes, sendo alguns a partir da mesma variante. 

Também foi constatada que a reinfecção de Covid-19 pode ser capaz de gerar sintomas ainda mais fortes da doença.

O estudo envolveu pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto D’Or de ensino e de uma empresa chinesa. A partir dele, a Fiocruz espera desenvolver outras pesquisas para investigar, por exemplo, se uma pessoa pode ter predisposição a contrair Covid-19.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Agenda da semana tem CPI da Covid-19 e nova Lei da Segurança Nacional

A CPI da Covid-19; um projeto para revogar decretos presidenciais que ampliaram o acesso a armas e munições; e uma proposta para substituir a atual Lei de Segurança Nacional estão entre os temas desta semana no Congresso.

Baixar arquivo
Justiça

STF deve julgar instalação da CPI da Covid-19 na quarta (14)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, antecipou para esta quarta-feira (14) o julgamento em plenário sobre a instalação da CPI da Covid-19 no Senado Federal.

Baixar arquivo
Política

Munhoz de Melo (PR) realiza eleição neste domingo

Os pouco mais de 3,3 mil eleitores da cidade da região Norte Central paranaense terão que escolher um novo prefeito e vice-prefeito apenas cinco meses após a eleição municipal de 2020.

Baixar arquivo
Geral

Projeto de assentamento vai beneficiar 170 famílias em Anapu, no Pará

De acordo com o Incra, o planejamento para o processo de seleção acontece ainda no primeiro semestre de 2021. 

 

Baixar arquivo
Esportes

Uma montanha de recicláveis para chegar ao topo do Everest

Conheça a história da educadora física Aretha Duarte, que pode ser a primeira brasileira negra a chegar ao pico mais alto do planeta - e que conseguiu o dinheiro para essa empreitada juntando material reciclável.

Baixar arquivo
Saúde

Manaus começa vacinar pessoas com comorbidades a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira, dia 12, pessoas com qualquer tipo de comorbidades, que são as doenças preexistentes, vão poder buscar a vacina, contra a Covid-19, em Manaus, no Amazonas.

Baixar arquivo