Fiocruz alerta que reinfecção de covid-19 pode ser mais agressiva

De 30 pessoas, quatro desenvolveram a doença por duas vezes

Publicado em 08/04/2021 - 12:47 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz mostrou que a reinfecção pelo coronavírus pode ser mais frequente do que se imagina. Desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde, o experimento descobriu que casos brandos ou assintomáticos em uma primeira exposição podem não produzir resposta imunológica suficiente, tornando possível uma reinfecção, inclusive com a mesma variante. 

Para chegar a essas conclusões, os pesquisadores da Fiocruz acompanharam semanalmente um grupo de 30 pessoas, entre março de 2020, no início da pandemia, e dezembro do ano passado. Desse grupo, quatro desenvolveram a doença por duas vezes, sendo alguns a partir da mesma variante. 

Também foi constatada que a reinfecção de Covid-19 pode ser capaz de gerar sintomas ainda mais fortes da doença.

O estudo envolveu pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto D’Or de ensino e de uma empresa chinesa. A partir dele, a Fiocruz espera desenvolver outras pesquisas para investigar, por exemplo, se uma pessoa pode ter predisposição a contrair Covid-19.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo