Fiocruz apresenta animação 3D sobre efeitos da vacina contra covid-19

Publicado em 22/04/2021 - 16:15 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O que acontece no corpo humano após a aplicação da vacina contra a covid‑19? Foi pensando em esclarecer essa questão, que a Fundação Oswaldo Cruz lançou uma animação 3D. Com cerca de 3 minutos e meio, o vídeo traz informações sobre a forma como os diferentes tipos de imunizantes agem no organismo.

Atualmente, estão autorizadas para uso emergencial no Brasil a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca, e produzida pela Fiocruz; e a CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan através de cooperação com a farmacêutica chinesa Sinovac.

Além dessas, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - também concedeu registro para a vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer e a empresa alemã BioNtech. Nesse caso, o registro é definitivo, para uso amplo, mas, o imunizante ainda não está disponível no país.

A partir da animação, disponível no portal da Fiocruz, é possível entender um pouquinho sobre cada tecnologia usada. E, por fim, concluir que os diferentes tipos de vacina têm um mesmo objetivo: levar ao organismo informações importantes que possam desencadear resposta imune ao novo coronavírus.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Eleições 2020

Barco com corpos à deriva é encontrado no litoral do Pará

O inquérito está sob a responsabilidade da Polícia Federal no Pará que enviou equipes para a região.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério da Saúde inicia Mês de Vacinação dos Povos Indígenas

O Ministério da Saúde inicia neste sábado, 13, o mês de vacinação dos povos indígenas. A proposta é intensificar a imunização em territórios indígenas, ampliando a cobertura vacinal, sobretudo em áreas de difícil acesso.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ministério dos Esportes condena atos de racismo a alunos do DF

O Ministério dos Esportes condenou, neste sábado, os ataques racistas sofridos por estudantes no Distrito Federal. Alunos foram chamados de “macaco”, “filho de empregada” e “pobrinho” durante uma partida de futebol de salão entre colégios de Brasília. O caso aconteceu em três de abril e veio à tona, nesta semana.

Baixar arquivo
Internacional

Lula visitará Colômbia para fortalecer laços comerciais

A Colômbia é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo garante amparo a gestantes em cargos públicos provisórios

Mulheres que trabalham na administração pública em cargo em comissão ou são contratadas por tempo determinado têm garantido o direito à licença-maternidade e à estabilidade provisória.

Baixar arquivo
Geral

Inmet alerta para risco de chuvas intensas pelo Brasil

A previsão é de acumulados de chuva variando entre 30 e 60 milímetros por hora ou entre 50 e 100 milímetros por dia,

Baixar arquivo