Governo do DF ajusta calendário de vacinação contra covid para idosos

Remessa de 100 mil doses será destinada à segunda aplicação

Publicado em 06/04/2021 - 09:27 Por Daniella Longuinho - Brasília

O calendário de vacinação na capital federal precisou ser ajustado após a chegada, no fim da semana passada, de 100 mil doses da Coronavac.

O Governo do Distrito Federal planejava reduzir para 64 anos de idade o público-alvo. Mas, a orientação do Ministério da Saúde é que a nova remessa de imunizantes seja destinada apenas para segunda dose da população. É o que explicou o secretário da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (5).

O Distrito Federal começou a vacinar idosos de 66 anos no fim de semana. Porém, só foram disponibilizadas 3,6 mil doses para essa faixa etária, que é de aproximadamente 18 mil pessoas. Por falta de novos imunizantes, a Secretaria de Saúde pede que as pessoas dessa idade não procurem os postos de vacinação, neste momento, porque só estão sendo vacinados agora quem vai receber a segunda dose. 

A Secretaria da Saúde ainda aguarda 43.670 novas doses da Coronavac e 58.250 da vacina Oxford/Astrazeneca para serem aplicadas como segunda dose.  

De acordo com o titular da pasta, Osnei Okumoto, levantamento feito por técnicos do Distrito Federal observou que, enquanto sete unidades da federação receberam entre 21% e 26% de doses em relação ao percentual da população, o DF recebeu apenas 18,47%. Ele reforça que a capital federal tem pedido ao Ministério da Saúde o aumento de doses. 

Segundo Okumoto, o Ministério da Saúde disponibilizou 2,6 mil doses para profissionais das forças de segurança pública da capital federal, que começaram a ser imunizados nesta segunda-feira. As vacinas vão ser distribuídas proporcionalmente de acordo com o efetivo de cada órgão.

A secretaria de Saúde do Distrito Federal informou ainda que aguarda para esta semana 10 mil doses de vacinas, que serão aplicadas conforme orientações do Ministério da Saúde. 

Procurado para um posicionamento sobre a proporção de doses distribuídas para o Distrito Federal, o Ministério da Saúde ainda não retornou nosso pedido.

Edição: Bianca Paiva/Adrielen Alves

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo