Justiça do Rio restringe decreto que priorizava grupos para vacinação

Publicado em 07/04/2021 - 12:08 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio determinou que apenas os profissionais da área de segurança que atuam diretamente no combate à pandemia de covid-19 façam parte do grupo prioritário de imunização estabelecido em decreto do governo do estado.

A decisão do juiz Wladimir Hungria, da 5ª Vara de Fazenda Pública, exclui os profissionais de educação, guardas municipais e agentes da Defesa Civil e atende os pedidos da Defensoria e do Ministério Público do Estado.

A alegação é que o decreto editado no dia 30 de março acaba atrasando a vacinação de pessoas com comorbidades e deficiência física. Na decisão, o magistrado destacou que é preciso respeitar de forma rigorosa a ordem apresentada pela nota técnica do Ministério da Saúde sobre a imunização das forças de segurança.

O juiz Wladimir Hungria também suspendeu, na decisão, o artigo do decreto que incluía, de maneira genérica, trabalhadores da área de educação nas campanhas de vacinação a partir da segunda quinzena de abril.  

O governo do estado informou que ainda não foi notificado da decisão.

Edição: Edgard Matsuki - Editor da Radioagência Nacional

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo