Mesmo com recorde de mortes por covid, estados flexibilizam restrições

Publicado em 01/04/2021 - 15:04 Por Lucas Pordeus Leon, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em meio a mais um recorde de mortes por covid-19 no Brasil, com mais de 3 mil e 800 óbitos registrados em 24 horas, estados seguem flexibilizando regras restritivas. Em Pernambuco, após 14 dias de uma quarentena mais rígida, o governo local autorizou a retomada de atividades econômicas e sociais a partir desta quinta-feira, autorizando a abertura do comércio e de atividades religiosas. O governador de Pernambuco Paulo Câmara, do PSB, justificou a medida após uma redução de 4,4% na procura por leitos na última semana.

Pernambuco também autorizou o retorno das aulas presenciais nas escolas privadas a partir da próxima segunda-feira, de forma escalonada. A previsão é que até maio todas as escolas tenham retomado as atividades. 

Já no Rio Grande do Norte, o governo editou novo decreto flexibilizando regras restritivas a partir de domingo,  4 de abril. O novo decreto valerá por 11 dias e permite o funcionamento do comércio com capacidade reduzida, proíbe a venda de bebidas alcoólicas, e também permite às celebrações religiosas com até 20% da capacidade, além de aulas presenciais até a 5ª série do fundamental.

Já no Amazonas, a flexibilização das medidas começa  a partir do dia 5 de abril, por 15 dias, ampliando o horário de funcionamento de restaurantes e liberando a retomada de aulas do ensino médio.

No sul do país, o governo do Paraná flexibilizou regras restritivas e ampliou o decreto de medidas até o dia 15 de abril, que  permite agora o funcionamento de shoppings centers e comércio não essencial também aos sábados nas modalidades delivery e drive-thru.

Voltando ao Norte, no Amapá, o governo do estado publicou um novo decreto para os dias 2, 4 e 5 de abril, sexta-feira, domingo e segunda-feira ,permitindo o funcionamento apenas de postos de combustíveis, revenda de água e gás, farmácias e vendas de açaí. Já as demais medidas restritivas, com funcionamento escalonado do comércio, foram prorrogadas por mais 7 dias, até 7 de abril.

Já na região centro-oeste, a prefeitura de Aruanã, na região oeste de Goiás, proibiu a pesca no Rio Araguaia desta quinta-feira até a próxima segunda-feira, dia 5. A medida busca evitar que turistas viagem à região neste feriado.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Leila Santos

Últimas notícias
Geral

SP: Ministério Público investiga ação da prefeitura na Cracolândia

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar se houve irregularidades nas intervenções da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio arquiva denúncia de "rachadinhas" de Flávio Bolsonaro

A desembargadora Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo considerou que houve o reconhecimento do STJ e STF de que os dados que embasaram a denúncia foram obtidos de forma ilícita.

Baixar arquivo
Geral

Podcast Entrevista é Nacional: como salvar vidas no trânsito

Direção perigosa, não parar na faixa de pedestres e usar o celular ao volante são algumas das atitudes que colocam em risco a vida das pessoas no trânsito. Saiba como a campanha Maio Amarelo trabalha para conscientizar a sociedade para a segurança no trânsito.

 

Baixar arquivo
Justiça

Cresce no Brasil número de falsos leilões na internet, diz associação

Segundo dados da Associação dos Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo, desde março de 2020, ao menos 1.440 sites que hospedam falsos leilões foram identificados em todo país, contra 420 endereços de 2016 a 2019.

Baixar arquivo
Geral

Acidentes de trânsito mataram 5.381 pessoas em 2021

Foram 90 mortes a mais do que as registradas em 2020. Esses dados fazem parte do Anuário 2021 da Polícia Rodoviária Federal e foram divulgados nesta segunda-feira.

Baixar arquivo
Educação

Olimpíada Brasileira do Oceano está com inscrições abertas

Levar a cultura oceânica para perto da população e mostrar sua importância para o dia a dia das cidades. Estas são as metas da segunda edição da Olimpíada Brasileira do Oceano.

Baixar arquivo