Mesmo com recorde de mortes por covid, estados flexibilizam restrições

Publicado em 01/04/2021 - 15:04 Por Lucas Pordeus Leon, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em meio a mais um recorde de mortes por covid-19 no Brasil, com mais de 3 mil e 800 óbitos registrados em 24 horas, estados seguem flexibilizando regras restritivas. Em Pernambuco, após 14 dias de uma quarentena mais rígida, o governo local autorizou a retomada de atividades econômicas e sociais a partir desta quinta-feira, autorizando a abertura do comércio e de atividades religiosas. O governador de Pernambuco Paulo Câmara, do PSB, justificou a medida após uma redução de 4,4% na procura por leitos na última semana.

Pernambuco também autorizou o retorno das aulas presenciais nas escolas privadas a partir da próxima segunda-feira, de forma escalonada. A previsão é que até maio todas as escolas tenham retomado as atividades. 

Já no Rio Grande do Norte, o governo editou novo decreto flexibilizando regras restritivas a partir de domingo,  4 de abril. O novo decreto valerá por 11 dias e permite o funcionamento do comércio com capacidade reduzida, proíbe a venda de bebidas alcoólicas, e também permite às celebrações religiosas com até 20% da capacidade, além de aulas presenciais até a 5ª série do fundamental.

Já no Amazonas, a flexibilização das medidas começa  a partir do dia 5 de abril, por 15 dias, ampliando o horário de funcionamento de restaurantes e liberando a retomada de aulas do ensino médio.

No sul do país, o governo do Paraná flexibilizou regras restritivas e ampliou o decreto de medidas até o dia 15 de abril, que  permite agora o funcionamento de shoppings centers e comércio não essencial também aos sábados nas modalidades delivery e drive-thru.

Voltando ao Norte, no Amapá, o governo do estado publicou um novo decreto para os dias 2, 4 e 5 de abril, sexta-feira, domingo e segunda-feira ,permitindo o funcionamento apenas de postos de combustíveis, revenda de água e gás, farmácias e vendas de açaí. Já as demais medidas restritivas, com funcionamento escalonado do comércio, foram prorrogadas por mais 7 dias, até 7 de abril.

Já na região centro-oeste, a prefeitura de Aruanã, na região oeste de Goiás, proibiu a pesca no Rio Araguaia desta quinta-feira até a próxima segunda-feira, dia 5. A medida busca evitar que turistas viagem à região neste feriado.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Leila Santos

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid-19: Grandes empresas doam 2,3 milhões de remédios para intubação

Em meio a escassez de medicamentos para intubação, grandes empresas devem entregar, nesta quinta-feira, 2,3 milhões de remédios usados no tratamento de pacientes graves da covid-19. A iniciativa reúne um grupo de sete empresas: entre Petrobras, Itaú Unibanco e a mineradora Vale.

Baixar arquivo
Saúde

Idosos seguem como prioridade na vacinação contra covid-19

Em sessão da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações garantiu que grupo é prioridade no calendário de vacinação contra a covid-19 no Brasil.

Baixar arquivo
Política

Em carta a Biden, Bolsonaro promete eliminar desmatamento ilegal

Prestes a participar da reunião sobre clima, convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro enviou uma carta ao anfitrião do encontro e se comprometeu a eliminar o desmatamento ilegal no Brasil, até 2030.

Baixar arquivo
Economia

IGP-10 sobe 1,58% em abril e acumula inflação de 9,16% este ano

A inflação medida pelo Índice Geral de Preços – 10, da Fundação Getúlio Vargas, subiu 1,58% em abril, acumulando alta de 9,16% somente este ano e de mais de 31% nos últimos 12 meses. 

Baixar arquivo
Geral

Eduardo Paes testa positivo para covid-19 pela segunda vez

Prefeito do Rio de Janeiro sentiu sintomas gripais leves e realizou o teste rápido nesta quinta-feira (15).

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entregará mais 2,8 milhões de doses de vacina esta semana

A Fundação Oswaldo Cruz informou que entregará até o fim da semana mais 2,8 milhões de doses da vacina contra a covid-19.

Baixar arquivo