OPAS condena compra e comercialização de vacinas por empresas

Publicado em 07/04/2021 - 21:52 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A OPAS, a Organização Pan-americana de Saúde, condenou a compra e a comercialização de vacinas por empresas privadas.

Para o vice-diretor da organização, Jarbas Barbosa, faltam vacinas no mundo inteiro e o acesso a essas vacinas deve ser definido seguindo critérios de saúde pública.

"Não há vacinas sobrando em nenhum lugar e é preciso usar bem as vacinas de um ponto de vista de saúde pública: salvar vidas primeiro e depois, juntamente com medidas de saúde pública, alcançar o controle da transmissão. O uso das vacinas pagas pode ampliar as desigualdades que a pandemia já fez avançar tanto na região. Não é possível pensar que um idoso não terá acesso à vacina e uma pessoa jovem, saudável, que possa pagar, possa ter acesso," detalha Jarbas Barbosa e completa informando que é preciso que os planos de imunização dos países fiquem sob o controle das autoridades do governo.

No Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou a autorização da compra de imunizantes por empresas.  O projeto, que ainda será discutido no Senado, permite que o empregador vacine funcionários e familiares, sem a necessidade de repasse ao SUS.

Por enquanto, a aquisição de imunizantes pelo setor privado é permitida, mas todas as vacinas adquiridas precisam ser transferidas ao SUS até que toda a população prioritária seja vacinada.

Edição: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo