Prefeitura do Rio vai flexibilizar medidas restritivas contra covid-19

Principais mudanças passam a valer neste sábado (24)

Publicado em 23/04/2021 - 12:40 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai avançar mais na flexibilização das medidas restritivas contra a covid-19. As mudanças principais, que passam a valer neste sábado (24), se referem ao funcionamento das atividades não essenciais, como bares, restaurantes, cinemas e teatros, que agora poderão ficar abertos até as 22h. No caso dos bares e restaurantes haverá mais uma hora de tolerância para o fechamento.

A regra sobre a permanência nas praias, parques e cachoeiras também muda, com a permissão de uso desses espaços nos dias úteis e liberação da tradicional área de lazer do Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade.

A prefeitura suspendeu ainda o escalonamento de horários de início de funcionamento para as diferentes atividades econômicas e permitiu o retorno das feiras livres de artes. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (23) e valem até o dia 3 de maio.

Nos finais de semana, no entanto, continuam valendo as mesmas restrições anteriores para as praias e parques, sem comércio ambulante e liberação apenas para atividades físicas individuais ou em pequenos grupos, com a proibição de permanência nas areias.

Também continua a restrição de permanência nas vias públicas, entre 23h e 5h, em todo o Rio, assim como o funcionamento das boates, casas de shows, festas públicas e particulares.

Durante a divulgação do 16º Boletim Epidemiológico da cidade nesta sexta-feira, o secretário municipal de Fazenda, Pedro Paulo, afirmou que diante da melhoria dos dados, a prefeitura se sentiu segura para tomar as decisões.

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, alertou, no entanto, que a prefeitura poderá endurecer a qualquer sinal de aglomeração e desrespeito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dados epidemiológicos mostram uma tendência de queda da transmissão do coronavírus, com redução no número de casos confirmados nas últimas três semanas, mas ainda tendência de alta no número de mortes.

A cidade registra, desde o início da pandemia, 22.923 óbitos e 54.154 casos confirmados.

Edição: Paula de Castro/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Dia D disponibiliza a crianças e adolescentes 18 tipos de vacinas

A campanha de multivacinação vai até o dia 29 de outubro e visa aumentar a cobertura vacinal no país, que tem caído desde 2015, quadro que se agravou durante a pandemia.

Baixar arquivo
Geral

Governo baiano aumenta gratificação por armas retiradas de circulação

O estado multiplicou por quatro a gratificação dada por cada arma retirada de circulação pelas polícias civil e militar. A medida, segundo o governador Rui Costa, é para valorizar a produtividade policial no enfrentamento à criminalidade.

Baixar arquivo
Saúde

STF restabelece exigência de passaporte da vacina em Macaé, no RJ

A decisão atende a pedido do município. Com isso, volta a valer o decreto que exige a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para o acesso e permanência em estabelecimentos.

Baixar arquivo
Saúde

Rio suspende aplicação de dose de reforço contra covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde informou que a medida foi necessária porque houve mudanças no cronograma de entrega do imunizante da Pfizer. E que a vacinação só será retomada após a entrega de novas remessas.

Baixar arquivo
Saúde

Rio: Maré deve concluir campanha de vacinação em massa contra covid

O mutirão para aplicação da segunda dose teve início na quinta-feira (14) e está sendo realizado em clínicas da família e associações de moradores. A mutirão começou às 8h e segue até 17h. 

Baixar arquivo
Geral

INSS publica novo calendário para prova de vida

A obrigatoriedade da prova de vida está suspensa até o final deste ano. Os aposentados e pensionistas que não realizaram o procedimento continuam recebendo o benefício.

Baixar arquivo