Prefeitura do Rio vai flexibilizar medidas restritivas contra covid-19

Principais mudanças passam a valer neste sábado (24)

Publicado em 23/04/2021 - 12:40 Por Raquel Júnia - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai avançar mais na flexibilização das medidas restritivas contra a covid-19. As mudanças principais, que passam a valer neste sábado (24), se referem ao funcionamento das atividades não essenciais, como bares, restaurantes, cinemas e teatros, que agora poderão ficar abertos até as 22h. No caso dos bares e restaurantes haverá mais uma hora de tolerância para o fechamento.

A regra sobre a permanência nas praias, parques e cachoeiras também muda, com a permissão de uso desses espaços nos dias úteis e liberação da tradicional área de lazer do Aterro do Flamengo, na zona sul da cidade.

A prefeitura suspendeu ainda o escalonamento de horários de início de funcionamento para as diferentes atividades econômicas e permitiu o retorno das feiras livres de artes. As novas regras foram publicadas no Diário Oficial desta sexta-feira (23) e valem até o dia 3 de maio.

Nos finais de semana, no entanto, continuam valendo as mesmas restrições anteriores para as praias e parques, sem comércio ambulante e liberação apenas para atividades físicas individuais ou em pequenos grupos, com a proibição de permanência nas areias.

Também continua a restrição de permanência nas vias públicas, entre 23h e 5h, em todo o Rio, assim como o funcionamento das boates, casas de shows, festas públicas e particulares.

Durante a divulgação do 16º Boletim Epidemiológico da cidade nesta sexta-feira, o secretário municipal de Fazenda, Pedro Paulo, afirmou que diante da melhoria dos dados, a prefeitura se sentiu segura para tomar as decisões.

O secretário de Saúde, Daniel Soranz, alertou, no entanto, que a prefeitura poderá endurecer a qualquer sinal de aglomeração e desrespeito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os dados epidemiológicos mostram uma tendência de queda da transmissão do coronavírus, com redução no número de casos confirmados nas últimas três semanas, mas ainda tendência de alta no número de mortes.

A cidade registra, desde o início da pandemia, 22.923 óbitos e 54.154 casos confirmados.

Edição: Paula de Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo