Site auxilia pessoas com transtornos mentais causados pelo covid-19

Mapa Saúde Mental disponibiliza contatos de atendimento especializados

Publicado em 07/04/2021 - 18:30 Por Daniela Loguinho - Rádio Nacional* - Brasília

O enfrentamento da pandemai causada pelo covid-19 tem gerado impactos na saúde mental da população. Para ajudar as pessoas que estão procurando serviços públicos de saúde mental em todo o território nacional, além de serviços de acolhimento e atendimentos gratuitos ou voluntários, o site Mapa Saúde Mental disponibiliza informações e os contatos de atendimentos especializados.  

A psicóloga Karen Scavacini, responsável pela página, explica que o público geral,  o site Mapa Saúde Mental disponibiliza informações e os contatos de atendimentos especializados.profissionais de saúde ou grupos específicos podem encontrar no site informações sobre atendimentos online ou presencial para fazer o contato direto com a instituição escolhida e um guia de funcionamento de cada atendimento.Em 11 meses de funcionamento, o Site Mapa Saúde Mental já teve mais de 332 mil acessos.  

O servidor público Fagundes Nogueira Proença, morador de Brasília, conta que as mudanças que vieram com a pandemia o levaram a retomar o acompanhamento terapêutico com um psicólogo. Para ele, a ajuda profissional tem sido essencial para enfrentar essa nova realidade.

Efeitos da pandemia

De acordo com o site do Ministério da Saúde, entre as causas do aumento dos sintomas psíquicos e dos transtornos mentais durante a pandemia estão experiências associadas à infecção ou morte de pessoas próximas por covid-19, o estresse provocado pela mudança na rotina devido ao distanciamento social ou ainda pelas consequências econômicas, na rotina de trabalho ou nas relações afetivas. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que durante o ano passado foram realizados mais de 232 milhões e 700 mil atendimentos por transtornos mentais e comportamentais em todo o país. Os dados foram registrados nos sistemas hospitalares, ambulatoriais e da atenção básica do Sistema Único de Saúde. 

*Produção de Michelle Moreira

Edição: Jéssica Gonçalves / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: Brasil já aplicou mais de 32 milhões de doses de vacina

Até este sábado (17), foram mais de 32 milhões de doses de vacina contra a covid-19. 24 milhões de pessoas já tomaram a primeira dose e mais de 8 milhões, a segunda dose.

Baixar arquivo
Geral

Fiscalização impede festa para 500 pessoas no Recreio, bairro do Rio

Desde que novo decreto foi publicado, a prefeitura da capital já registrou mais de 13 mil autuações, multando 624 estabelecimentos e ambulantes e fechando 185.

Baixar arquivo
Geral

Nova rodada do auxílio emergencial foi paga hoje

O dinheiro só pode ser movimentado pelo aplicativo CAIXA Tem. Para sacar valor em espécie ou transferir para conta-corrente, é preciso aguardar de duas a quatro semanas.

Baixar arquivo
Geral

Menino de oito anos é baleado na cabeça no Rio; estado é grave

Kaio Guilherme Barauna está internado no Hospital Municipal Pedro II. De acordo com familiares, a criança participava de uma comemoração, quando foi atingida.

Baixar arquivo
Geral

Ministério da Saúde alerta para reforço da vacina contra covid-19

A ideia agora é fazer parcerias com os conselhos regionais de saúde para diminuir esse número.

Baixar arquivo
Geral

Lideranças de rodas de samba, no Rio, buscam apoio para músicos

Uma das frentes para estruturar esse auxilio é a criação de um grupo de trabalho pela Câmara de Vereadores do Rio. 

Baixar arquivo