SP vai vacinar pessoas com comorbidades e trabalhadores do transporte

Publicado em 20/04/2021 - 20:18 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O governo de São Paulo prometeu vacinar pessoas com síndrome de down, transplantados e pacientes renais que fazem diálise a partir do dia 10 de maio. Vão ser vacinados todos que tiverem mais de 18 e menos de 59 anos. Entre as pessoas com comorbidades, essas são consideradas as mais vulneráveis à covid 19. Pelos cálculos do governo, 120 mil vão ser imunizadas nessa etapa.

A partir do dia 11 de maio, os metroviários e ferroviários acima dos 47 anos que tem contato com o público também passam a ter direito à vacina. São cerca de 9 mil pessoas.

Uma semana depois, no dia 18 de maio, vai ser a vez dos motoristas e cobradores de ônibus. O governo calcula que vai imunizar 165 mil pessoas em todo o estado.

A vacinação dos trabalhadores de transporte público foi anunciada pelo governo depois das categorias ameaçarem entrar em greve.

Funcionários do metro, da companhia de trens metropolitanos motoristas e cobradores dos ônibus da capital paulista e de Guarulhos aprovaram um indicativo de greve para essa terça-feira.

A movimentação foi uma forma de pressionar o governo a incluir as categorias no plano de vacinação do estado. As paralisações foram suspensas depois de um acordo entre os sindicatos de cada categoria e representantes do governo do estado.

A representante do sindicato dos metroviários, Camila Lisboa informa que os trabalhadores questionam a vacinação apenas para os que tem 47 anos ou mais.

A coordenadora do programa estadual de imunização, Regiane de Paula, diz que espera ampliar a cobertura da vacinação com a chegada das vacinas prometidas pelo Ministério da Saúde.

Na próxima sexta-feira, 23 de abril, idosos a partir de 64 anos do estado de São Paulo começam a ser imunizados. O grupo reúne cerca de 460 mil pessoas.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo