Vacina covid-19: MP-RJ recomenda "busca ativa" para a segunda dose

Publicado em 16/04/2021 - 16:26 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público do Rio de Janeiro expediu recomendações a sete prefeituras da Região Metropolitana, sugerindo que façam uma "busca ativa" de pessoas que não compareceram aos postos na data marcada para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O documento foi encaminhado às cidades de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá e Itaboraí.

A orientação do MP é identificar aqueles que não completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram apenas a primeira dose do imunizante. Após essa etapa, o próximo passo será entrar em contato por telefone ou fazer a visita domiciliar. 

O MP estadual tomou a decisão após o Ministério da Saúde anunciar que cerca de 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose em todo o país, o que coloca em risco a eficácia completa do processo de imunização. Desse total, mais de 143 mil seriam moradores do estado do Rio de Janeiro. Por isso, o Ministério Público alertou que "é de responsabilidade dos gestores locais" planejar com antecedência a logística da vacinação no âmbito municipal.

Durante a apresentação do 15º boletim epidemiológico, nesta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, informou que cerca de 5% dos vacinados na capital fluminense não voltaram aos postos para a segunda dose. Ele destacou a importância de seguir o cronograma para que a população esteja de fato protegida.

O prazo para que os municípios adotem providências, e comuniquem o MP, é de dez dias. A omissão no cumprimento das recomendações, segundo o órgão, poderá resultar na responsabilização por ato de improbidade administrativa.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo