Vacina covid-19: MP-RJ recomenda "busca ativa" para a segunda dose

Publicado em 16/04/2021 - 16:26 Por Lígia Souto, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério Público do Rio de Janeiro expediu recomendações a sete prefeituras da Região Metropolitana, sugerindo que façam uma "busca ativa" de pessoas que não compareceram aos postos na data marcada para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O documento foi encaminhado às cidades de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Rio Bonito, Silva Jardim, Tanguá e Itaboraí.

A orientação do MP é identificar aqueles que não completaram o esquema vacinal, ou seja, tomaram apenas a primeira dose do imunizante. Após essa etapa, o próximo passo será entrar em contato por telefone ou fazer a visita domiciliar. 

O MP estadual tomou a decisão após o Ministério da Saúde anunciar que cerca de 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose em todo o país, o que coloca em risco a eficácia completa do processo de imunização. Desse total, mais de 143 mil seriam moradores do estado do Rio de Janeiro. Por isso, o Ministério Público alertou que "é de responsabilidade dos gestores locais" planejar com antecedência a logística da vacinação no âmbito municipal.

Durante a apresentação do 15º boletim epidemiológico, nesta sexta-feira, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, informou que cerca de 5% dos vacinados na capital fluminense não voltaram aos postos para a segunda dose. Ele destacou a importância de seguir o cronograma para que a população esteja de fato protegida.

O prazo para que os municípios adotem providências, e comuniquem o MP, é de dez dias. A omissão no cumprimento das recomendações, segundo o órgão, poderá resultar na responsabilização por ato de improbidade administrativa.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Cai o número de mortes por covid-19 entre profissionais de enfermagem

As mortes por complicações da covid-19 entre profissionais da enfermagem caíram em todas as regiões do país no mês de abril. De acordo com o Conselho Federal da categoria, foram 24 registros no mês passado, enquanto em março, 83 profissionais perderam a vida para a doença.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Novo secretário de saúde do RJ defende ação unificada

O novo secretário de saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, afirmou que o seu primeiro grande desafio será unificar as políticas de combate à covid-19 em todo o Estado. E isso inclui um calendário de vacinação único para todos os municípios fluminenses e medidas coordenadas de prevenção.

Baixar arquivo
Justiça

Rio: Justiça suspende decretos com medidas restritivas contra covid-19

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu todas as medidas restritivas, adotadas pela prefeitura da capital fluminense para frear o avanço da covid-19.  A nova decisão é da juíza Regina Lucia Chuquer. No despacho, a magistrada avalia que as determinações são "abuso de poder e usurpação de competência do legislativo municipal".

Baixar arquivo
Saúde

Saúde vai financiar pesquisa sobre prevalência da covid-19 nos estados

Estudar o comportamento do coronavírus no país e, com isso, permitir as melhores estratégias para o enfrentamento da pandemia. Esse é o objetivo da PrevCov, a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, lançada nesta quarta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Projeto Favela com Dignidade quer dar voz às comunidades

Programa lançado pela prefeitura do Rio de Janeiro vai levar os principais serviços públicos às favelas cariocas.

Baixar arquivo
Cultura

Ator Paulo Gustavo será homenageado com um minuto de aplausos

Após decretar luto oficial por três dias pela morte do ator e comediante Paulo Gustavo, a prefeitura de Niterói, cidade natal do humorista, aderiu a homenagem.promovida pelas redes sociais. E, às 20h desta quarta-feira, participa de um minuto de aplausos ao artista e a todas as vítimas da covid-19.

Baixar arquivo