Vacina da Zika feita por brasileiro tem sucesso em estudo pré-clínico

Doença gerou aumento de crianças com microcefalia a partir de 2015

Publicado em 10/04/2021 - 08:09 Por Maíra Heinen - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há poucos anos, em 2015, um vírus se tornou causa de emergência em saúde pública no Brasil. Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o Zika vírus trazia uma preocupação forte com malformação em bebês. Mães que haviam sido infectadas estavam parindo crianças com microcefalia.

Ainda hoje a doença causa preocupação. Os casos de Zika têm diminuído com o combate ao mosquito vetor, mas o vírus ainda circula. Dados mais atuais do Ministério da Saúde apontam que nos dois primeiros meses de 2021 foram notificados 327 casos prováveis de Zika em todo o país.

A boa notícia é que uma vacina já está a caminho.

Ainda em 2015, um pesquisador brasileiro, professor de patobiologia e ciências veterinárias na universidade norte-americana de Connecticut, percebeu a gravidade do problema ao passar férias com a família no Brasil e resolveu buscar soluções.

Ao voltar das férias, Paulo Verardi iniciou as pesquisas em seu laboratório e começou a usar um vetor viral modificado nas buscas pelo imunizante.

Atualmente, testes em animais, os chamados estudos pré-clínicos, apontam o sucesso do trabalho, até o momento.

Segundo o cientista, ainda há muitos passos pela frente até que a vacina chegue para grupos mais vulneráveis, caso de mulheres em idade reprodutiva.

A esperança de Paulo Verardi é que, assim como no caso da Covid-19, os imunizantes possam ser desenvolvidos de forma mais rápida.

Edição: Leila dos Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo