Amapá vive surto de sarampo e ultrapassa número registrado em 2020

Já são 320 casos confirmados até este mês de maio

Publicado em 13/05/2021 - 11:42 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Além da pandemia da covid-19, o Amapá vive um outro surto que pode sobrecarregar o sistema de saúde. Nos primeiros cinco meses do ano, o estado já ultrapassou os casos de sarampo registrados em 2020.

Já são 320 casos confirmados até este mês de maio, contra 297 em todo o ano passado. E em 2019 foram registrados apenas dois casos de sarampo no estado.

O Amapá ainda investiga duas mortes de crianças indígenas ocorridas este ano por suspeita de sarampo.

Para o superintendente de vigilância em saúde do estado, Dorinaldo Malafaia, a preocupação aumenta com a incidência da covid-19, da gripe e do sarampo.

Os sintomas do sarampo são parecidos com os da covid-19, como tosse e febre. A doença é altamente contagiosa, afetando crianças e adultos. A única forma de prevenção é a vacina, que precisa ser aplicada em duas doses.

Os dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que a taxa de vacinação contra o sarampo ainda é pequena em todo Amapá. Apenas 10% para primeira dose e cerca de 5% para a segunda.

Dorinaldo Malafaia relata algumas dificuldades de manter o calendário de imunização atualizado durante a pandemia.

O governo do Amapá afirma que vem ampliando a campanha de imunização contra o sarampo, incentivando os municípios a vacinarem de casa em casa, além de fazerem uma busca ativa dos casos.

A vacina contra o sarampo deve ser aplicada a partir do sexto mês da criança com um reforço aos 15 meses. Para os adultos até os 39 anos, que ainda não tenham se vacinado ou que não lembram se receberam a imunização, é preciso tomar duas doses. No caso da faixa etária de 40 a 59 anos, basta a dose única.  

Vale destacar que o sarampo pode provocar sequelas de lesões graves neurológicas e levar até a morte.
 

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Educação

No Rio o Trilha Empreendedora vai atender alunos de outras 76 escolas

Mais alunos da rede pública do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade extra de capacitação e aproximação com o mercado de trabalho em 2022.

Baixar arquivo
Geral

Criado Programa de Operações de Proteção Etnoambiental e Territorial

Com o objetivo de responder a eventuais situações de urgência e emergência enfrentadas por povos indígenas, a Funai criou o Programa de Operações Especiais de Proteção Etnoambiental e Territorial.

Baixar arquivo
Saúde

Dose de reforço é indicada após 30 dias dos sintomas da covid

 A recomendação é de que se aguarde pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas da covid, ou após o resultado positivo no teste PCR. ou de confirmação da gripe ou doenças respiratórias.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Onda de forte calor deve diminuir esta semana na região Sul

O calor intenso deve permanecer até quarta-feira (26), quando uma frente fria deve passar a atuar no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná — derrubando as temperaturas a partir de quinta-feira (27).

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Butantan oferece atividades virtuais de ciências para as crianças

Com museus e parque fechados para visitação por causa da pandemia, o Instituto Butantan, localizado em São Paulo, disponibiliza, a partir desta segunda-feira (24), uma programação online gratuita para crianças e adultos.

Baixar arquivo
Economia

Um a cada cinco brasileiros só utiliza conta bancária digital

As contas bancárias digitais, aquelas que só funcionam pela internet, deixaram de ser mais um modismo e caíram no gosto popular, diz pesquisa do Instituto Locomotiva.

Baixar arquivo