Américas têm 40% das mortes causadas pela covid-19

Dados são relativos à última semana

Publicado em 05/05/2021 - 19:58 Por Gésio Passos * - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase 40% das mortes por covid-19 em todo o mundo, na última semana, ocorreram nas Américas, segundo informou, nesta quarta-feira, a OPAS, a Organização Pan-Americana de Saúde. Mais de um milhão de pessoas foram infectadas e 36 mil morreram devido à doença no período.

O cenário é grave, em especial, por causa do aumento nos casos de internação de pessoas mais jovens, segundo a diretora da OPAS, Carissa Etienne. Durante coletiva virtual, ela ainda alertou para os limites na expansão da rede hospitalar na região. 

No Caribe, Porto Rico e Cuba impulsionaram o aumento de casos. No Canadá, as regiões mais populosas também mostram tendência de crescimento da covid-19.

Na América Central, Guatemala e Costa Rica alcançaram recorde de novos casos na última semana. Já na América do Sul, Colômbia e Argentina estão com uma média de casos semanais cinco vezes maior que no ano passado.

De acordo com a diretora da OPAS, no Brasil o maior crescimento de internações ocorreu na faixa dos 40 anos de idade. 

A Organização Pan-Americana de Saúde ainda informou que deve ocorrer uma redução na oferta de vacinas pelo mecanismo da Covax Facility devido ao crescimento dos casos na Índia.

O Instituto Serum, que se comprometeu com a entrega de 1 bilhão de doses para o convênio internacional, não está sendo autorizado pelo governo indiano a repassar as vacinas, como explicou o subdiretor da OPAS, Jarbas Barbosa.

OPAS orientou os países a continuarem com as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e isolamento social, além de campanhas para reforçar a necessidade dos jovens se protegerem.

* Com colaboração de Lucas Pordeus Leon,
 

Edição: Bianca Paiva/ Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Geral

Câmara debate regulamentação trabalhista de motoristas de aplicativos

A Câmara começou a discussão sobre a proposta que regulamenta o trabalho de motoristas de aplicativos. Se reuniu em comissão geral antes do projeto de lei ser analisado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços. E, sempre que se fala sobre isso, a polêmica é grande.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: Entrevista com Marcelo Moutinho

O livro nos conduz a novos universos, estimula a imaginação e a criatividade. E para aqueles que se dedicam à  literatura infantil, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado em 18 de abril.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Reforma Agrária: a mãe das reformas de base

O Podcast Golpe de 64: Perdas e Danos lança o terceiro episódio da primeira temporada batizada de "Futuro Interrompido". A série que resgata as Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart,  no histórico comício dos 200 mil, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro em 13 de março de 1964.

Baixar arquivo
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo