Américas têm 40% das mortes causadas pela covid-19

Dados são relativos à última semana

Publicado em 05/05/2021 - 19:58 Por Gésio Passos * - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quase 40% das mortes por covid-19 em todo o mundo, na última semana, ocorreram nas Américas, segundo informou, nesta quarta-feira, a OPAS, a Organização Pan-Americana de Saúde. Mais de um milhão de pessoas foram infectadas e 36 mil morreram devido à doença no período.

O cenário é grave, em especial, por causa do aumento nos casos de internação de pessoas mais jovens, segundo a diretora da OPAS, Carissa Etienne. Durante coletiva virtual, ela ainda alertou para os limites na expansão da rede hospitalar na região. 

No Caribe, Porto Rico e Cuba impulsionaram o aumento de casos. No Canadá, as regiões mais populosas também mostram tendência de crescimento da covid-19.

Na América Central, Guatemala e Costa Rica alcançaram recorde de novos casos na última semana. Já na América do Sul, Colômbia e Argentina estão com uma média de casos semanais cinco vezes maior que no ano passado.

De acordo com a diretora da OPAS, no Brasil o maior crescimento de internações ocorreu na faixa dos 40 anos de idade. 

A Organização Pan-Americana de Saúde ainda informou que deve ocorrer uma redução na oferta de vacinas pelo mecanismo da Covax Facility devido ao crescimento dos casos na Índia.

O Instituto Serum, que se comprometeu com a entrega de 1 bilhão de doses para o convênio internacional, não está sendo autorizado pelo governo indiano a repassar as vacinas, como explicou o subdiretor da OPAS, Jarbas Barbosa.

OPAS orientou os países a continuarem com as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e isolamento social, além de campanhas para reforçar a necessidade dos jovens se protegerem.

* Com colaboração de Lucas Pordeus Leon,
 

Edição: Bianca Paiva/ Luiz Cláudio Ferreira

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo