Araraquara usa plasma, desenvolvido pelo Butantan, contra a covid-19

Publicado em 03/05/2021 - 19:13 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade paulista de Araraquara começou a usar o plasma, um dos componentes do sangue, de pessoas que já tiveram covid-19 para ajudar no tratamento de pacientes que estão com a doença.

A utilização do chamado plasma convalescente é um novo tratamento que está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan.

A base são os anticorpos presentes no plasma de quem já contraiu o coronavírus, que estimulam o organismo do paciente a se defender até gerar seus próprios anticorpos.

Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, o uso do plasma consegue neutralizar a ação de quase 70% dos vírus da cepa P1, a chamada variante brasileira.

O objetivo do tratamento é evitar que a situação do paciente se agrave e ele tenha que ir para uma UTI ou ser intubado.

A nova terapia já vinha sendo testada em Araraquara e também em Santos, no litoral paulista.

Agora, ela passa a ser adotada em todos os serviços públicos de saúde da prefeitura de Araraquara que atendem pessoas com a covid-19. Podem receber o plasma convalescente pacientes acima de 40 anos que estejam nos primeiros dias de sintomas.

O hemonúcleo de Araraquara está buscando doadores de plasma. Podem doar pessoas que já se curaram da covid-19 há, pelo menos, um mês, e que atendam aos critérios exigidos para doadores de sangue, ou seja, ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo