Araraquara usa plasma, desenvolvido pelo Butantan, contra a covid-19

Publicado em 03/05/2021 - 19:13 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade paulista de Araraquara começou a usar o plasma, um dos componentes do sangue, de pessoas que já tiveram covid-19 para ajudar no tratamento de pacientes que estão com a doença.

A utilização do chamado plasma convalescente é um novo tratamento que está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan.

A base são os anticorpos presentes no plasma de quem já contraiu o coronavírus, que estimulam o organismo do paciente a se defender até gerar seus próprios anticorpos.

Segundo Dimas Covas, diretor do Butantan, o uso do plasma consegue neutralizar a ação de quase 70% dos vírus da cepa P1, a chamada variante brasileira.

O objetivo do tratamento é evitar que a situação do paciente se agrave e ele tenha que ir para uma UTI ou ser intubado.

A nova terapia já vinha sendo testada em Araraquara e também em Santos, no litoral paulista.

Agora, ela passa a ser adotada em todos os serviços públicos de saúde da prefeitura de Araraquara que atendem pessoas com a covid-19. Podem receber o plasma convalescente pacientes acima de 40 anos que estejam nos primeiros dias de sintomas.

O hemonúcleo de Araraquara está buscando doadores de plasma. Podem doar pessoas que já se curaram da covid-19 há, pelo menos, um mês, e que atendam aos critérios exigidos para doadores de sangue, ou seja, ter entre 16 e 69 anos, estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos, ter dormido pelo 6 horas nas últimas 24 horas e estar alimentado.

Edição: Bianca Paiva/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Governo libera R$ 909 milhões para combate à covid na atenção primária

A atenção primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS); o atendimento é feito mais próximo das comunidades, como nas Unidades de Saúde da Família.

Baixar arquivo
Saúde

Governo suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

Ministério da Saúde tomou a decisão por causa de grávida que teve trombose após tomar vacina e morreu nesta segunda-feira. Caso ainda está em investigação. Para as gestantes e puérperas sem comorbidades e para quem já tomou segunda dose, nova nota técnica deve sair até o fim da semana.

Baixar arquivo
Saúde

Atletas que vão para as olimpíadas em Tóquio começam a ser vacinados

Começa nesta quarta-feira a vacinação contra à covid- 19 para a delegação que vai representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão.  Atletas e integrantes da comissão brasileira podem se vacinar em locais já pré-definidos nas capitais Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Quase mil pessoas são resgatadas de trabalho escravo no Brasil em 2020

Os dados, atualizados nessa terça-feira (11), são do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas. Minas Gerais foi o estado com maior número de resgates em 2020, com 351 casos, seguido do Distrito Federal, Pará, Goiás e a Bahia.

Baixar arquivo
Saúde

Número de consultas e procedimentos médicos caíram na cidade do RJ

Consultas e procedimentos médicos realizados nos últimos dois anos na cidade do Rio de Janeiro caíram em comparação a 2016, último ano a ter o levantamento dos dados.

Baixar arquivo
Esportes

Vasco homenageia Ademir Menezes que inspirou poema de João Cabral

“Sou um homem dominado pelo coração e meu coração é dominado pelo Vasco”, com estas palavras de Ademir Menezes, o Vasco homenageou o craque pelas redes sociais lembrando os 25 anos de morte do jogador.

Baixar arquivo