Covid: Fiocruz aponta que idosos deixam de ser a maioria de internados

Publicado em 24/05/2021 - 17:15 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Pela primeira vez desde o início da pandemia, os idosos deixaram de ser a maioria das pessoas internadas por covid-19 no país. De acordo com o último Boletim do Observatório Covid-19 da Fiocruz, os dados coletados entre os dias 2 e 8 de maio mostram que a média de idade das internações ficou em 55 anos no caso dos leitos comuns e em 58 nas UTIS.

Isso significa que 50% dos casos ficaram concentrados a partir dessas idades, e os outros 50% abaixo delas. No início do ano, as medianas eram 66 e 68 anos. Já a análise das mortes aponta que a idade divisória foi de 63 anos, 10 a menos do que foi verificado em janeiro.

Os pesquisadores ressaltam que esse rejuvenescimento pode indicar uma boa notícia, que é a eficácia da vacinação, já que os idosos estão entre os primeiros a serem imunizados. No entanto também comprovam que os mais jovens não estão imunes nem ao contágio, nem ao desenvolvimento de formas graves da doença.

O boletim faz outro alerta: apesar da diminuição na quantidade de casos e óbitos observada na última semana, o país continua em um patamar muito alto, com mais de duas mil mortes e 62 mil casos registrados por dia. Isso mostra que a transmissão da doença se mantém em níveis críticos, que podem se agravar nas próximas semanas se não forem adotadas medidas de contenção.

E em alguns estados, já se verifica uma pequena elevação nas taxas de ocupação dos leitos de UTI. Entre os dias 10 e 17 de maio, em 7 estados essa taxa era superior a 90%, e em outros 7 estava entre 80% e 89%. As situações mais críticas foram verificadas no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraná e Santa Catarina, onde a ocupação passou de 95%.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo