Covid: pesquisa aponta que 89% da população se vacinou ou tem intenção

Mas 9% das pessoas não se vacinaram e também não pretendem se imunizar

Publicado em 04/05/2021 - 14:03 Por Nelson Lin * - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Apesar da campanha de vacinação contra a covid-19 em curso no país, há ainda aqueles que não pretendem se vacinar ou estão em dúvida. Uma pesquisa do Datafolha de março mostra que 89% da população se vacinou ou pretende se vacinar, mas 9% não se vacinaram e também não pretendem se imunizar. 

Uma das causas dessa recusa é a grande desinformação propagada nas redes sociais. Na opinião da pesquisadora especialista em diplomacia da vacina pela King’s College de Londres, Maria Berta Ecija, a atenção tem sido desviada para tratamentos não comprovados cientificamente. 

O epidemiologista Gustavo Miranda, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), lamenta a necessidade de especialistas terem que desmentir algumas notícias falsas sobre a vacina, como por exemplo, de que ela poderia causar mutação genética ou implantar um chip na pessoa.

Outras ideias erradas que frequentemente são passadas adiante nos grupos de WhatsApp são a de que a vacina poderia causar baixa imunidade. Ou que se a pessoa já pegou covid não precisaria mais ser vacinada. Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia, explica que ambas as afirmações são falsas.

Lembrando ainda que as três vacinas que estão em uso no país, Astrazeneca, Coronavac e a da Pfizer, são utilizadas em duas doses. Nesse sentido, Gustavo Miranda reforça a importância de as pessoas tomarem as duas doses para ter a proteção completa.

E quem já se vacinou e gostaria de saber se apresenta anticorpos em testes ou exames clínicos, é possível fazer isso? Infelizmente de acordo com Juarez Cunha ainda não, pois não há testes no país que façam esse tipo de detecção de anticorpos e os testes que existem atualmente servem apenas para detectar a doença.

Dessa forma, o consenso dos especialistas é para que as pessoas não acreditem em notícias falsas que deslegitimam as vacinas e que é importante que todos se vacinem quando chegar sua vez. 

*Com produção de Michele Moreira.

Edição: Nádia Faggiani/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: Covaxin será testada em crianças e jovens de 2 a 18 anos

O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou nesta quarta-feira que a vacina Covaxin recebeu recomendação de especialistas para incluir crianças e jovens de 2 a 18 anos no ensaio clínico de fase 3, que está sendo realizado na Índia.

Baixar arquivo
Saúde

SP retoma vacinação de gestantes com comorbidades na segunda-feira

Imunização será retomada com a CoronaVac, e vale ainda para puérperas com comorbidades. A vacinação com as doses de Oxford/AstraZeneca foi suspensa pelo Ministério da Saúde em todo o país.

Baixar arquivo
Geral

Acre: Trabalhadores da Educação iniciam greve por tempo indeterminado

Trabalhadores da Educação do Acre estão em paralisação e iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira. Entre as reivindicações estão melhores condições de trabalho, reposição salarial, além de prioridade na vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Política

Comissão Mista da Reforma Tributária encerra atividades

Comissão Mista da Reforma Tributária encerrou as atividades e o relatório final foi apresentado. Mas o texto não foi votado, porque a comissão foi extinta. O relatório final sugere uma reforma ampla, que unifica cinco tributos e cria um imposto único, o IBS, Imposto sobre Bens e Serviços.

Baixar arquivo
Saúde

Embaixador da China diz que pedirá liberação do IFA para CoronaVac

Governador de SP participou de reunião com o embaixador e disse que o laboratório Sinovac teria 10 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo para serem enviados. O presidente do Instituto Butantan disse que a previsão de que o IFA seria enviado nessa quinta-feira não vai ser cumprida e não há nova data definida para a entrega do insumo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Caixa adere a programa Adote um Parque

Banco vai destinar R$ 150 milhões para o programa ambiental, por meio do Fundo Socioambiental da Caixa. O presidente afirmou que o objetivo é ampliar a área de floresta no país.

Baixar arquivo