Criada a Secretaria Extraordinária no Enfrentamento à Pandemia

Publicado em 11/05/2021 - 14:42 Por Sayonara Moreno, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Prevista desde a chegada do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao cargo, a Secretaria Extraordinária no Enfrentamento à Pandemia, foi criada oficialmente, pela pasta. A medida está publicada em decreto no Diário Oficial da União.

O ministro Marcelo Queiroga já havia anunciado a intenção em criar a secretaria, desde 24 de março, dia em que foi anunciado o Comitê de Coordenação Nacional para o combate à pandemia de covid-19.

O decreto não oficializa os nomes que vão ocupar cada cargo dentro da secretaria. Segundo o documento, o ministro tem até 30 dias para divulgar a relação dos titulares. No entanto, após a segunda reunião do comitê nacional, em 31 de março, Marcelo Queiroga anunciou a enfermeira Franciele Fontana como coordenadora da secretaria extraordinária de enfrentamento à pandemia de covid-19.

Segundo o decreto, a ideia da Secretaria Executiva é representar o Ministério da Saúde na coordenação das medidas relacionadas à pandemia de coronavírus, como: propor ações e políticas de saúde no enfrentamento à doença, coordenar a gestão das vacinas, dar suporte às secretarias estaduais e municipais de saúde e dar transparência às ações executadas durante a pandemia. No entanto, todas as decisões tomadas pela secretaria ficam submetidas à aprovação do Ministério da Saúde.

Edição: Paula de Castro/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo