Distrito Federal amplia medidas de flexibilização do isolamento

Publicado em 03/05/2021 - 19:55 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo do Distrito Federal ampliou as medidas de flexibilização do isolamento para funcionamento do comércio, bares e restaurantes a partir desta segunda-feira.

O toque de recolher foi diminuído, valendo agora de meia-noite às 5h. Bares e restaurantes vão poder funcionar até às 23h e entregas, até meia-noite. A venda de bebidas alcoólicas também poderá ser feita até às 23h.

Shoppings centers e centros comerciais estão autorizados a abrir de 10h às 22h. Os circos também vão poder funcionar com 50% da capacidade e seguindo os protocolos, como já acontecia para cinemas e teatros.

O secretário chefe da Casa Civil do DF, Gustavo Rocha, diz que a flexibilização ocorreu a partir dos dados de diminuição do índice de contaminação e hospitalização pela covid, mas que ainda é preciso se proteger.

Na tarde desta segunda-feira, 133 pessoas aguardavam por uma vaga em UTI no Distrito Federal, sendo 34 pessoas com covid.

O governo de Brasília também afirmou que na sexta-feira será inaugurado um hospital de campanha com 100 leitos com respiradores na região administrativa do Gama.

E com a chegada de 90 mil doses de vacinas contra a covid, nesta segunda-feira, a Secretaria de Saúde deu início ao agendamento das pessoas com comorbidades. Já podem se cadastrar pessoas com síndrome de down, inscritos no BPC, pacientes em hemodiálise, gestantes com comorbidades e doenças imunossupressoras.

Nesta terça-feira, será agendada a vacinação para um novo grupo de profissionais de saúde e na quarta,  pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos. O cadastro pode ser feito no site vacina.saude.df.gov.br.

Já em relação aos rodoviários, que entraram em greve nesta segunda-feira pedindo a vacina contra a covid, o governo do DF afirmou que não há previsão de vacina para este público, de acordo com o plano nacional de imunização do Ministério da Saúde. Devem ser vacinados os rodoviários que já se encaixam em outros critérios, como idade e comorbidades.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo