Estudo identifica pistas para detecção de câncer de esôfago

É o 5º tipo de câncer com maior mortalidade

Publicado em 17/05/2021 - 19:39 Por Solimar Luz, da Rádio Nacional - Brasília

Um estudo internacional inédito identificou marcadores no sangue que contribuem para o diagnóstico precoce e abre a possibilidade para o desenvolvimento de novas terapias e avanços nos métodos de detecção do câncer de esôfago, o sétimo com maior incidência no mundo e o quinto de maior mortalidade no Brasil.

Ao longo de cinco anos, foram avaliados mais de 200 pacientes de diferentes países da Ásia, África, e América do Sul, incluindo o Brasil.

A partir desse estudo, foi identificado que as alterações epigenéticas, ou seja, que se referem a mudanças na atividade de gene que não envolvem alteração no DNA, estão entre as mais relevantes para o desenvolvimento do câncer de esôfago.

Essas alterações determinam como o código genético é lido, possibilitando entender como esses tumores se formam e quais são as mudanças que participam do desenvolvimento e da evolução da doença.

A pesquisadora do Inca, Sheila Coelho, que participou do estudo, explica que o diagnóstico tardio é um dos principais motivos para a alta taxa de letalidade desses tipo de câncer,

A pesquisadora destaca que o estudo tem papel fundamental no diagnóstico precoce da doença.

Segundo os pesquisadores, fatores ambientais e alimentares, além do uso de álcool e tabaco estão associados aos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Realizado sob a coordenação da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, o estudo contou com a participação de pesquisadores do INCA, Instituto Nacional de Câncer, ligado ao Ministério da Saúde.

Edição: Jéssica Gonçalves e Luiz Cláudio Ferreira

Últimas notícias
Economia

Local de provas do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo