Governadores e prefeitos pedem cuidados para evitar nova onda de covid

Publicado em 10/05/2021 - 13:38 Por Maíra Heinen - Rádio Nacional - Brasília

Governadores e prefeitos apontam uma leve diminuição da pressão nos hospitais por conta da covid-19, mas chamam atenção para a necessidade de vigilância e cuidados permanentes da população. Durante a reunião desta segunda na Comissão da Covid no Senado, o destaque foi a importância de ampliar a vacinação para evitar uma nova onda da doença no país.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, falou em três pontos principais que atingem os estados: um é a diminuição dos recursos financeiros para cuidar de unidades de saúde e ampliar equipes, o outro a dificuldade em manter o distanciamento e uso de máscaras pela população e ainda a necessidade de ampliação da campanha vacinal. Para Dino, ainda não é possível enxergar o horizonte desejado para a saúde no país.

Já o prefeito de Florianópolis e presidente do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, deu destaque à situação pós covid-19, falando da necessidade de manter as estruturas hospitalares para atender novas demandas que estão surgindo a partir de agora.

Wellington Dias, governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, voltou a pedir uma mediação dos senadores junto à Anvisa, para que a Agência possa reavaliar a situação da vacina russa, Sputnik V. Também sobre vacinas, a fala do governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, foi no sentido de prefeitos e governadores concentrarem as energias em conseguir mais vacinas, porque segundo ele, essa é a única medida que vai finalizar a emergência sanitária no país.

Edição: Paula de Castro / L Pedrosa

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo