Primeira vacina surgiu há 225 anos e ajudou a erradicar a varíola

Publicado em 14/05/2021 - 08:16 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há 225 anos, um experimento realizado pelo médico britânico Edward Jenner resultou na primeira vacina do mundo e contribuiu para a erradicação da varíola. Jenner observou que as vacas tinham feridas semelhantes à varíola humana. E as pessoas que tinham contato com esses animais durante a ordenha não desenvolviam formas graves da doença. O professor e pesquisador do Instituto de Química da Universidade de Brasília Wender Silva detalha que o procedimento usado pelo pioneiro da vacinação no século XVIII foi a técnica de vírus atenuado.

A técnica de Edward Jenner foi batizada de “vaccination” em inglês, que traduzida significa vacinação. O nome foi escolhido a partir da palavra “vacca” em latim, pontapé inicial dos estudos. De lá pra cá, surgiram outras plataformas de desenvolvimento de imunizantes.

Na prática, a evolução da ciência foi acompanhada de uma campanha global de vacinação contra a varíola a partir de 1967 e, em 1980, a OMS, Organização Mundial da Saúde, declarou que o mundo estava livre da doença. Esse é o melhor exemplo de imunidade de rebanho de acordo com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Ana Maria Caetano de Faria. A imunologista reforça a importância do esforço coletivo também no desafio da pandemia atual: "A decisão de aderir a campanha de vacinação contra a covid-19 é importante para a pessoa, mas também para o controle da infecção no mundo".

Uma estimativa da OMS aponta que as vacinas contra doenças como difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola e tétano evitam de duas a três milhões de mortes no mundo.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Ministério de Direitos Humanos lança campanha contra trabalho infantil

12 de junho é o Dia Internacional e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. No Brasil, é ilegal qualquer tipo de trabalho realizado por crianças ou adolescentes com menos de 16 anos, independentemente da finalidade ou remuneração.

Baixar arquivo
Geral

Criminoso mais procurado do Rio é morto em ação da Polícia Civil

A Polícia Civil do Rio de Janeiro capturou neste sábado (12) Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, chefe da maior milícia em atividade do

Baixar arquivo
Esportes

Seleção venezuelana confirma 12 casos positivos para covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que foi notificada pela Confederação Sul-americana de Futebol, a Conmebol, nessa sexta-feira (12), de que 12 integrantes da seleção venezuelana de futebol, entre

Baixar arquivo
Geral

Queiroga diz que todos os brasileiros devem ser vacinados este ano

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assegurou neste sábado (12), que todos os brasileiros com mais de 18 anos deverão estar vacinados contra a covid-19 até o final deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor é iluminado de vermelho contra trabalho infantil

O monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, vai ser iluminado com a cor vermelha a partir das 18 horas deste sábado (12).

Baixar arquivo
Geral

Políticos repercutem a morte de Marco Maciel, aos 80 anos

Morreu neste sábado (12), o ex-vice-presidente da República Marco Maciel, aos 80 anos, em Brasília.

O político, nascido em Pernambuco, esteve no cargo entre 1995 e 2002, eleito junto com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Ele era filiado ao PFL, hoje DEM.

Baixar arquivo