Primeira vacina surgiu há 225 anos e ajudou a erradicar a varíola

Publicado em 14/05/2021 - 08:16 Por Beatriz Evaristo - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há 225 anos, um experimento realizado pelo médico britânico Edward Jenner resultou na primeira vacina do mundo e contribuiu para a erradicação da varíola. Jenner observou que as vacas tinham feridas semelhantes à varíola humana. E as pessoas que tinham contato com esses animais durante a ordenha não desenvolviam formas graves da doença. O professor e pesquisador do Instituto de Química da Universidade de Brasília Wender Silva detalha que o procedimento usado pelo pioneiro da vacinação no século XVIII foi a técnica de vírus atenuado.

A técnica de Edward Jenner foi batizada de “vaccination” em inglês, que traduzida significa vacinação. O nome foi escolhido a partir da palavra “vacca” em latim, pontapé inicial dos estudos. De lá pra cá, surgiram outras plataformas de desenvolvimento de imunizantes.

Na prática, a evolução da ciência foi acompanhada de uma campanha global de vacinação contra a varíola a partir de 1967 e, em 1980, a OMS, Organização Mundial da Saúde, declarou que o mundo estava livre da doença. Esse é o melhor exemplo de imunidade de rebanho de acordo com a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Ana Maria Caetano de Faria. A imunologista reforça a importância do esforço coletivo também no desafio da pandemia atual: "A decisão de aderir a campanha de vacinação contra a covid-19 é importante para a pessoa, mas também para o controle da infecção no mundo".

Uma estimativa da OMS aponta que as vacinas contra doenças como difteria, sarampo, coqueluche, poliomielite, rubéola e tétano evitam de duas a três milhões de mortes no mundo.

Edição: Sheily Noleto/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo