Infectologista explica o que é imunogenicidade e soroprevalência

Conceitos se popularizaram com a pandemia de covid-19

Publicado em 11/05/2021 - 12:40 Por Victor Ribeiro* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em pouco mais de um ano, a pandemia da covid-19 acabou popularizando alguns conceitos científicos, como “saturação de oxigênio” e “comorbidade”.

Agora, com a campanha de vacinação em andamento e sete vacinas com uso autorizado no Brasil, um outro conceito diretamente ligado à imunização vem ganhando espaço. É a imunogenicidade.

A infectologista Eliana Bicudo é membro da Sociedade Brasileira de Infectologista. Ela explica o que é e qual a importância de estudar a imunogenicidade.

Ou seja, a imunogenicidade é mais longa com as vacinas e dura apenas algumas semanas para quem pega covid. No Brasil, mais de 15 milhões de pessoas já tiveram a doença.

A médica destaca, então, um outro termo, que está relacionado à intensidade de circulação do vírus: a soroprevalência. Eliana Bicudo também traduz essa palavra e destaca porque o estudo da soroprevalência é importante na elaboração de políticas públicas.

No ano passado, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, iniciou um grande estudo sobre soroprevalência no Brasil. Entre as primeiras conclusões, estava que as crianças e os jovens são tão vulneráveis a contrair e transmitir a covid quanto os idosos. A diferença é que, com aquela primeira variante, era raro os mais jovens terem a forma grave da doença. A pesquisa também afirmou que o número de casos registrados no país representa apenas um sexto do total.

* Com produção de Wesley Braga.

Edição: Jéssica Gonçalves/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo