Japão abre unidades de vacinação em massa em Tókio e Osaka

Publicado em 24/05/2021 - 18:11 Por Com supervisão de Raquel Mariano, Larissa Lousrhania estagiária da Rádio Nacional - Brasília

Japão inaugurou nesta segunda-feira unidades de vacinação em massa em Tóquio e na província de Osaka.  O objetivo das autoridades é vacinar cerca de 36 milhões de idosos acima de 65 anos até o fim de julho. Até agora, apenas 4% dessa população recebeu pelo menos uma dose.

No primeiro dia de funcionamento, a unidade de Tóquio sede das olimpíadas em 2021 recebeu cinco mil agendamentos, e a província de Osaka, 2,5 mil.

De acordo com Governo a expectativa é de que a capacidade combinada dos dois centros possa ser dobrada na semana que vem.

Além disso dez cidades estão em estado de emergência por conta do vírus, dentre elas Tóquio e Osaka.

 

O número de infecções segue alto e as autoridades querem estender mais uma vez o estado de emergência.

Médicos da Associação de Tóquio fizeram um apelo para o cancelamento dos Jogos dizendo que os hospitais já estão sobrecarregados. Além do pedido dos médicos a presidente da organização dos Jogos olímpicos no Japão, Hashimoto Seiko reduziu em 30% por cento o número de médicos e enfermeiros que trabalharão no evento, pois o Japão continua sobrecarregado diante da atual crise sanitária.

 De acordo com a presidente, o país planeja garantir aproximadamente 230 médicos e 310 enfermeiros por dia durante os jogos.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo