Maio Roxo conscientiza sobre doenças inflamatórias intestinais

Publicado em 19/05/2021 - 19:51 Por Gésio Passos, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Esta quarta-feira,19 de maio, é marcada pela campanha Maio Roxo, dedicada à conscientização e melhoria da qualidade de vida de pacientes com doenças inflamatórias intestinais.

Em várias cidades, entre elas Brasília, vários monumentos e prédios públicos, como o Congresso Nacional, serão iluminados de roxo para marcar a data.

As doenças intestinais, diagnosticadas como doença de crohn e retocolite ulcerativa, atingem 13 em cada 100 mil pessoas no país.

Márcio Barbosa convive com a doença de crohn há 27 anos. Hoje, com 51, já enfrentou até um câncer no intestino. Ele conta que foi difícil diagnosticar o problema e os principais sintomas dessa doença.

Andrea Viera, vice-presidente da Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn,  explica que essas doenças não tem cura e apresentam fases de crise e de calmaria.

A médica lembra que nesse período de pandemia, pacientes que usam imunossupressor e terapia biológica podem se vacinar no grupo de comorbidades, apesar da doença não ser estar listada como prioritária pela plano de vacinação.

Andrea Viera reforça a importância do diagnóstico na fase inicial da doença para garantir qualidade de vida ao paciente. Caso seja constatado dor intestinal, diarreia ou sangramento, a orientação é buscar atendimento médico.

Com produção de Michelle Moreira.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Com novo aumento, gasolina acumula alta de 73% em 2021

Com o novo aumento começa a valer a partir de hoje, a gasolina acumula alta de 73% no ano e o diesel em 65,3%. Segundo a Petrobras, os reajustes nos preços garantem que o mercado continue sendo atendido e sem riscos de desabastecimento.

Baixar arquivo
Economia

Pecuária de corte segue em alta apesar da crise, aponta Embrapa

Em 2020, o Brasil se tornou o maior exportador de carne bovina, com cerca de 2 milhões de toneladas.

Baixar arquivo
Geral

PF faz operação contra quadrilha que assaltou bancos no interior de MG

Agentes federais do Rio de Janeiro e de Minas Gerais cumprem hoje seis mandados de prisão temporária e seis de busca e apreensão, que têm como alvo uma organização criminosa, especializada em roubos a bancos.

Baixar arquivo
Economia

Prévia da inflação tem quarto mês seguido de alta

Foi a maior variação para um mês de outubro desde 1995, quando a taxa ficou em 1,34%. Também foi a maior variação mensal desde fevereiro de 2016, de 1,42%.

Baixar arquivo
Geral

Cartórios vão receber denúncias de violência doméstica

Mais de 13 mil cartórios em todo o país começaram a semana com um novo atendimento: como um ponto de apoio para as mulheres que são vítimas de violência doméstica. A ação ocorre dentro da campanha Sinal Vermelho.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiros vencem lutas na abertura do Mundial de Boxe

Os boxeadores brasileiros Luiz Oliveira e Wanderson Oliveira venceram suas lutas na abertura do Mundial de Boxe que está acontecendo na Sérvia.

Baixar arquivo