Monitoramento de esgoto mostra aumento do vírus em Curitiba e Rio

Em Brasília, os valores registrados em maio estiveram em queda

Publicado em 28/05/2021 - 19:47 Por Gésio Passos, da Rádio Nacional - Brasília

O acompanhamento dos esgotos mostra aumento da presença do coronavírus em Curitiba e Rio de Janeiro e uma queda em Belo Horizonte e Brasília no mês de maio.

O primeiro boletim da Rede Monitoramento Covid Esgotos, relativo a maio, comparou a carga viral nessas quatro capitais nas última semanas.

Em Belo Horizonte, esse é o menor valor desde outubro do ano passado. Mas, apesar da diminuição, a presença do coronavírus continua elevada, chegando a 4 trilhões de cópias por dia. Na capital mineira, o monitoramento dos esgotos ocorre desde abril de 2020.

Em Brasília, os valores registrados em maio foram os menores desde o início da coleta no começo de abril deste ano. Em 15 de abril, foi anotado o pico de quase 200 trilhões de cópias do coronavírus por dia, sendo que apenas em 13 maio houve queda para 7 trilhões.

Já Curitiba teve aumento da carga do vírus nas últimas semanas. Em março, foram registrados 400 bilhões de coronavírus nos esgotos da capital paranaense, contra 12 trilhões em 11 de maio.

Na região metropolitana do Rio, mesmo com resultados ainda indisponíveis, a concentração das cópias do vírus apresenta uma tendência de aumento nas últimas semanas.

O coordenador da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA (Agência Nacional de Águas, Carlos Perdigão, explica que o monitoramento ainda permite ampliar as informações para o controle da pandemia.

A pesquisa ainda vai analisar os esgotos de Recife e Fortaleza, e por isso os dados dessas duas cidades não estão disponíveis. Os boletins serão divulgados mensalmente.

A Rede de Monitoramento é coordenada pela ANA e o Instituto Nacional em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgotos, com apoio do CNPq e parceria com universidades federais e companhias locais de saneamento.

Edição: Roberto Piza e Luiz Claudio Ferreira

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo