Número de consultas e procedimentos médicos caíram na cidade do RJ

Publicado em 11/05/2021 - 18:57 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Consultas e procedimentos médicos realizados nos últimos dois anos na cidade do Rio de Janeiro caíram em comparação a 2016, último ano a ter o levantamento dos dados.

Em 2019, a rede municipal que atende pelo SUS, o Sistema Único de Saúde, registrou 35,6 milhões de atendimentos ambulatoriais, contra mais de 80 milhões em 2016. De acordo com o secretário municipal de saúde Daniel Soranz, o número foi ainda menor em 2020, com a pandemia de covid-19: 29,2 milhões de atendimentos. Houve queda do volume de procedimentos nos hospitais, de 1,9 milhão no primeiro quadrimestre de 2016 para 1,2 milhão no primeiro quadrimestre de 2020.

As informações foram divulgadas pelas comissões de Finanças e de Saúde da Câmara do Rio, que se reuniram nesta terça-feira, em audiência pública, para apresentação do relatório do 1° e 2° quadrimestres de 2020, como determina a Lei Complementar Federal sobre aplicação de recursos na área da saúde.

Nos centros de saúde, unidades básicas de saúde, postos de saúde e unidades mistas, o volume de procedimentos foi de 14 milhões no primeiro quadrimestre de 2016 enquanto no mesmo período de 2020, foram feitos 1,6 milhão de procedimentos.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, apresentou também auditorias que ainda estão em andamento. Entre elas, o acompanhamento da execução orçamentária e financeira das ações de enfrentamento da pandemia da covid-19, de março a dezembro de 2020, e as aquisições feitas para o combate da doença, de fevereiro a julho de 2020, pela Secretaria Municipal de Saúde e pela RioSaúde.

Além dos dados sobre atendimentos pela Rede Municipal de Saúde, o secretário Daniel Soranz falou também sobre a mobilização da prefeitura com os idosos que receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, mas ainda não retornaram para a segunda dose e as pessoas com mais de 60 anos que ainda não foram imunizadas nem com a primeira dose. Para resolver a questão, o secretário informou que a prefeitura vem fazendo uma busca nos cadastros do Sistema Único de Saúde para identificar os faltosos.

Edição: Raquel Mariano/ Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educação

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo