Para conter a covid, Batatais, em São Paulo, começa semana em lockdown

Publicado em 17/05/2021 - 20:09 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A cidade de Batatais, no interior de São Paulo, começou a semana em lockdown. O bloqueio total é uma forma de tentar conter o aumento de mortes no município em função do coronavírus.

Até domingo, 18 pessoas esperavam na fila por um leito nos hospitais da cidade. Batatais tem pouco mais de 60 mil habitantes e apenas 6 leitos de enfermaria e 8 leitos de UTI destinados a covid-19. 93% deles estão ocupados.

O lockdown foi anunciado na última quinta-feira e começou a ser implantado na madrugada de sábado, mas nessa segunda-feira as regras ficam ainda mais rigorosas. A partir das 20h, mesmo serviços essenciais como supermercados, padarias e açougues também vão ter que fechar as portas e só podem continuar vendendo com serviço de entrega a domicílio.

As proibições valem por 16 dias, até o dia 31 de maio e fazem do lockdown de Batatais o mais longo já adotado em São Paulo. Entre janeiro e fevereiro Araraquara também implantou um lockdown que durou 10 dias. Em março foi a vez de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, mas o bloqueio total valeu por apenas cinco dias.

Com o lockdown, o transporte público também foi interrompido e as escolas públicas e particulares suspenderam as aulas presencias.

Igrejas, fábricas, escritórios, salões de beleza, academias, clubes, lojas de material de construção, borracharias, oficinas mecânicas, loterias e o comércio em geral também ficam fechados até o fim do mês. Hotéis só podem hospedar profissionais de saúde e caminhoneiros.

Entre 20h e 5h está valendo o toque de recolher e quem desobedecer as regras pode ter que pagar uma multa de um salário mínimo, ou seja, R$1.100,00.

Mas o Comandante da Guarda Civil Municipal, Marcelo Fracarolli, disse que o objetivo não é multar as pessoas e sim garantir que todos cumpram a determinação. Segundo Marcelo, no último final de semana a taxa de isolamento ficou acima de 55%.

Podem continuar funcionando nesse período, postos de combustíveis entre 6h e 20h, farmácias, serviços de saúde, clínicas médicas, odontológicas e veterinárias mas só para casos de urgência e emergência. Também estão autorizados a coleta de lixo, cemitério apenas para sepultamento, entrega de cestas básicas pela prefeitura e provedores de serviços essências como água, energia e internet, mas apenas em esquema de plantão.

Edição: Roberto Piza/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

SP quer retomar aulas presenciais em agosto

A secretaria de educação do estado de São Paulo quer retomar aulas presenciais a partir de agosto sem estabelecer limites de ocupação nas escolas.

Até agora, o limite máximo de alunos em sala de aula é de 35% dos estudantes matriculados.

Baixar arquivo
Geral

576 moradias são entregues para pessoas de baixa renda no RJ

Ao todo, 576 moradias foram entregues nesta quarta-feira (16) para  famílias de baixa renda da cidade de Nova Iguaçu, na baixada fluminense. 

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Novo produto pode substituir óleo de palma na indústria, aponta tese

Uma pesquisa de doutorado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou o potencial do óleo da polpa do tucumã como alternativa ao tradicional óleo de palma, o mais utilizado no mundo em produtos alimentícios industrializados e que tem provocado a destruição de flor

Baixar arquivo
Política

Comissão da reforma administrativa aprova convite a Paulo Guedes

A Comissão Especial da Câmara, criada para discutir a PEC da Reforma Administrativa, aprovou nesta quarta-feira (dia 16), convite ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Baixar arquivo
Saúde

Alcântara (MA) chega à marca de 100% de vacinados

A cidade histórica de Alcântara (MA) atingiu, nesta quarta (16), a marca de 100% da população adulta vacinada contra a covid-19, com pelo menos uma dose.

Baixar arquivo
Saúde

Começou o pré-cadastro de voluntários para testar ButanVac

O Instituto Butantan começou a fazer o pré-cadastro de voluntários para testar a vacina ButanVac. Os testes da nova vacina contra covid-19 vão ser feitos no Hospital das Clínicas na cidade de São Paulo e no Hospital das Clínicas, de Ribeirão Preto, no interior do estado.

Baixar arquivo