Prefeitura do Rio retoma vacinação contra a covid-19 em grávidas

Publicado em 12/05/2021 - 09:30 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Gestantes e mulheres que tiveram filhos até 45 dias atrás e que apresentem algum tipo de comorbidade voltaram a ser vacinadas nesta quarta-feira (12) contra a covid-19 pela prefeitura do Rio de Janeiro. Mas, a vacinação para este grupo, por orientação do Ministério da Saúde, é apenas com as vacinas Pfizer e CoronaVac, de acordo com a disponibilidade.

Para receber o imunizante é preciso levar laudo médico justificando a recomendação e avaliação da relação risco-benefício para a vacinação, além da assinatura do termo de esclarecimento, disponível no site coronavirus.rio/vacina.  

Em outros municípios do estado, a vacinação contra a covid-19 para grávidas e mulheres que acabaram de ter bebê ainda não foi retomada. Na terça-feira, o Ministério da Saúde suspendeu, em todo o país, a aplicação da vacina da AstraZeneca em gestantes seguindo recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de que o fabricante não aconselha o uso desse imunizante em grávidas sem orientação médica.

 A Anvisa levou em consideração a morte de uma gestante de 35 anos, depois de receber a vacina. O caso está sendo investigado e não há outros relatos semelhantes.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo