Prefeitura do RJ retoma vacinação com a segunda dose da CoronaVac

Publicado em 03/05/2021 - 11:49 Por Cristiana Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro retomou nesta segunda-feira (3) a vacinação com a segunda dose da CoronaVac. A aplicação havia sido suspensa no sábado por falta de vacinas. O calendário teve que ser ajustado porque a prefeitura só recebeu 17 mil das 150 mil doses previstas para esta semana. Assim, o intervalo para quem tomou a primeira dose da Coronavac vai ficar maior.

Nesta segunda estão recebendo a segunda dose da CoronaVac as pessoas com 70 anos ou mais. Na terça-feira (4) será a vez de quem tem 67 anos ou mais. Somente no sábado, dia 8, a segunda dose da vacina volta a ser aplicada para quem tem 66 anos ou mais. Depois, no dia 13,  será a vez de quem tem 65 e 64 anos. E, no dia 17 de maio, a segunda dose da CoronaVac será aplicada nas pessoas com 63, 62 e 61 anos.

O secretário de Saúde do município do Rio, Daniel Soranz, afirmou que o intervalo maior entre a primeira e a segunda dose da CoronaVac não prejudica sua eficácia.

Soranz disse que voltou atrás na suspensão do calendário da segunda dose da CoronaVac, pois existe a expectativa de receber novas remessas do Butantan nos próximos dias 6, 10 e 14.

Nesse domingo (2), a Secretaria de Estado de Saúde distribuiu, para 88 municípios fluminenses, cerca de 650 mil doses de vacinas contra a covid-19, sendo 54.160 de CoronaVac e 595.820 de AstraZeneca. 

Pelo menos 25 municípios do Estado do Rio suspenderam a segunda dose da CoronaVac na última quinta-feira e retomaram nesta segunda. O intervalo máximo sugerido entre as doses é de 28 dias. Mas em diversas cidades há idosos que já ultrapassaram esse limite.

O Instituto Butantan informou, em nota, que a responsabilidade pelo planejamento e logística de distribuição das doses, além da orientação técnica aos estados em relação à utilização dos estoques, é exclusiva do Ministério da Saúde.

E que, na última sexta-feira, foi entregue ao Programa Nacional de Imunização mais um lote de 600 mil doses, totalizando 42 milhões desde 17 de janeiro.

O Butantan afirma que mais 5 milhões de doses da CoronaVac começam a ser entregues nesta semana e que pretende disponibilizar todas as 100 milhões de doses ao Ministério até 30 de agosto, antecipando em um mês o cronograma contratual, antes previsto para setembro.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo