Rio de Janeiro prorroga medidas de restrição até dia 18 de maio

Publicado em 04/05/2021 - 14:26 Por Tatiana Alves* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

As medidas de restrição para conter a propagação do novo coronavírus foram prorrogadas até o próximo dia 18. A situação de emergência no estado do Rio de Janeiro foi reconhecida em decreto no dia 16 de março de 2020. 

Continuam suspensas as atividades de casas de show, espetáculos, boates e arenas, espaços de recreação e casas de festa infantis. Estão permitidas com restrição de capacidade os eventos de negócios, como feiras, exposições, eventos corporativos, congressos, encontros, seminários, conferências e workshops.

Também podem ocorrer com capacidade reduzida eventos sociais como casamentos, formaturas, confraternizações e coquetéis, bem como eventos em ambientes abertos como parques e praças. Estão permitidas as atividades esportivas individuais ao ar livre e as de alto rendimento sem a presença de público.

Bares, restaurantes, lanchonetes e congêneres podem funcionar com até 40% da capacidade de atendimento ao público, assim como os shoppings centers. As feiras livres de gêneros alimentícios devem respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as barracas e disponibilizar sanitizantes aos clientes e feirantes.

Estão autorizados os salões de beleza e barbearias com agendamento dos clientes, o comércio de rua e galerias, vendedores ambulantes autorizados, hotéis e pousadas e as academias com até 40% da capacidade. Museus, galerias de arte, bibliotecas, cinemas, salas de concerto e zoológicos podem funcionar até as 22h, com planejamento para acesso e saída do público de modo a evitar aglomerações.

Estão vedadas as rodas de samba, rodas de rima, atividades em quadras de escolas de samba e nas sedes dos blocos carnavalescos.

O uso de máscara é obrigatório em locais públicos, como transporte coletivo, ruas, parques e hospitais, bem como em ambientes privados de acesso público, como supermercados, farmácias e agências bancárias. Permanece suspensa a visita a pacientes com covid-19 internados na rede pública e privada.

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Vitória Elizabeth/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Covid: Covaxin será testada em crianças e jovens de 2 a 18 anos

O laboratório indiano Bharat Biotech anunciou nesta quarta-feira que a vacina Covaxin recebeu recomendação de especialistas para incluir crianças e jovens de 2 a 18 anos no ensaio clínico de fase 3, que está sendo realizado na Índia.

Baixar arquivo
Saúde

SP retoma vacinação de gestantes com comorbidades na segunda-feira

Imunização será retomada com a CoronaVac, e vale ainda para puérperas com comorbidades. A vacinação com as doses de Oxford/AstraZeneca foi suspensa pelo Ministério da Saúde em todo o país.

Baixar arquivo
Geral

Acre: Trabalhadores da Educação iniciam greve por tempo indeterminado

Trabalhadores da Educação do Acre estão em paralisação e iniciam greve por tempo indeterminado a partir desta quinta-feira. Entre as reivindicações estão melhores condições de trabalho, reposição salarial, além de prioridade na vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Política

Comissão Mista da Reforma Tributária encerra atividades

Comissão Mista da Reforma Tributária encerrou as atividades e o relatório final foi apresentado. Mas o texto não foi votado, porque a comissão foi extinta. O relatório final sugere uma reforma ampla, que unifica cinco tributos e cria um imposto único, o IBS, Imposto sobre Bens e Serviços.

Baixar arquivo
Saúde

Embaixador da China diz que pedirá liberação do IFA para CoronaVac

Governador de SP participou de reunião com o embaixador e disse que o laboratório Sinovac teria 10 mil litros do Ingrediente Farmacêutico Ativo para serem enviados. O presidente do Instituto Butantan disse que a previsão de que o IFA seria enviado nessa quinta-feira não vai ser cumprida e não há nova data definida para a entrega do insumo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Caixa adere a programa Adote um Parque

Banco vai destinar R$ 150 milhões para o programa ambiental, por meio do Fundo Socioambiental da Caixa. O presidente afirmou que o objetivo é ampliar a área de floresta no país.

Baixar arquivo