Rio inaugura hospital para tratar Síndrome Pós-Covid-19

Pacientes serão encaminhados pelo Sistema de Regulação

Publicado em 31/05/2021 - 19:00 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro conta agora com um hospital especializado em tratamento e pesquisa de Síndrome Pós-Covid-19. A unidade de saúde é uma iniciativa do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O espaço foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (31) pelo governador Cláudio Castro.

A capacidade para atendimento está estimada em até 300 pacientes por semana, que vão ser encaminhados pelo Sistema de Regulação. 

A equipe clínica responsável inclui médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. A unidade contará, ainda, com uma academia de reabilitação, que servirá de apoio para a recuperação física de alguns pacientes.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), apontam que 10% de todas as pessoas que tiveram covid-19 permanecem com algum sintoma da doença, mesmo depois da recuperação. Para o coordenador médico do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Rui Figueiredo Filho, o número pode ser ainda maior.

O especialista afirma que uma das linhas de pesquisa do novo centro é identificar a produção de anticorpos no organismo.

Desde o ano passado, o Hospital Pedro Ernesto trabalha com atendimento de pacientes que tiveram sequelas do novo coronavírus. O que antes era uma ala, agora virou um centro multidisciplinar.

O novo espaço vai funcionar no mesmo local da antiga Escola Municipal República Argentina, em Vila Isabel, zona norte do Rio.

Edição: Bianca Paiva/ Renata Batista

Últimas notícias
Cultura

Escola de samba Portela se torna patrimônio imaterial e cultural

A maior campeã da história do Carnaval carioca, com 22 títulos, a Portela se tornou patrimônio imaterial e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Saúde

Surto de gripe no RJ lota unidades de pronto atendimento

Para especialistas, a baixa cobertura vacinal contra a gripe, nos dois anos de pandemia de coronavírus, fez com que a doença ganhasse espaço. Agora, com a circulação do vírus da gripe, o que se vê são pessoas relatando sinais de febre e dor no corpo.

Baixar arquivo
Saúde

Governo vai passar a exigir quarentena para viajantes não vacinados

De acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, após o período de quarentena definido, os viajantes deverão apresentar um teste do tipo PCR negativo.

Baixar arquivo
Economia

Empregadores devem quitar parcelas suspensas do FGTS até hoje

Devem ser pagas todas as parcelas em aberto e, para evitar o acréscimo de encargos e multa, a Caixa alerta que a quitação deve ser feita dentro do prazo. A falta do recolhimento impede o empregador de emitir o Certificado de Regularidade do FGTS.

Baixar arquivo
Economia

Cepal aponta recuperação do comércio na América Latina e Caribe no ano

Essa recuperação, no entanto, não será igual em todos os países da América Latina e do Caribe, por causa das incertezas provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Governo assina contratos de concessão do 5G

Além de deixar a velocidade da internet cerca de 100 vezes mais rápida em comparação ao 4G, a tecnologia é capaz de integrar pessoas e objetos - a chamada tecnologia das coisas.

Baixar arquivo