Saúde vai financiar pesquisa sobre prevalência da covid-19 nos estados

Publicado em 05/05/2021 - 15:28 Por Leandro Martins, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Estudar o comportamento do coronavírus no país e, com isso, permitir as melhores estratégias para o enfrentamento da pandemia. Esse é o objetivo da PrevCov, a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, lançada nesta quarta-feira. O estudo de soroprevalência vai apurar em quais estados, capitais ou regiões metropolitanas a infecção pelo coronavírus tem sido mais intensa.

A pesquisa vai examinar a amostra do sangue de mais de 211 mil pessoas, de 62 mil domicílios, em 274 municípios. Essas pessoas serão contatadas pelo Ministério da Saúde. Depois do agendamento dos interessados em participar do estudo, será feita a coleta de uma amostra de sangue, na casa dos participantes, que será encaminhada para análise na Fiocruz.

O exame vai apontar se a pessoa foi contaminada ou vacinada anteriormente, e se o organismo desenvolveu imunidade para a doença. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o resultado da testagem vai possibilitar a reabertura controlada da economia em todo o país e a volta à normalidade no Brasil:

A representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil, Socorro Gross, afirmou que a PrevCov, que terá investimento de R$ 200 milhões, será a maior pesquisa mundial sobre o comportamento do coronavírus.

Para divulgar a PrevCov, uma campanha vai ser veiculada nos meios de comunicação.

Edição: Nadia Faggiani/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: São Luís é 1ª capital a vacinar pessoas com 29 anos ou mais

São Luís é a primeira capital do país a vacinar pessoas a partir de 29 anos sem comorbidades contra a covid-19.

Até domingo (13), será feito um mutirão para acelerar o ritmo da vacinação, conforme anunciou em redes sociais o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Baixar arquivo
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo