Semana começa com novos lotes de vacinas disponíveis contra covid-19

Publicado em 10/05/2021 - 22:40 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
Atualizado em 10/05/2021 - 18:15

Na manhã dessa segunda-feira (10), o Instituto Butantan entregou, ao Ministério da Saúde, um lote de 2 milhões de doses da CoronaVac. De acordo com a Secretaria de Saúde de São Paulo, mais um milhão de doses serão entregues pelo Instituto na quarta-feira (12). 

Também nessa segunda, o Ministério da Saúde começou a distribuir um lote de 1,12 milhão de doses da vacina do laboratório Pfizer/BioNTech. Essas doses são destinadas à primeira aplicação em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas; e pessoas com deficiência; e vão ser distribuídas, proporcionalmente, nas 27 capitais brasileiras. Isso porque este imunizante precisa ser conservado em temperaturas muito baixas, entre 60 e 90 graus negativos, e não há equipamentos de refrigeração desse porte no interior do país.

Importância da segunda dose

Quem já tomou a primeira dose precisa receber a segunda dose do mesmo laboratório. Mas, quem ainda não começou a imunização, e está sendo chamado para se vacinar, não pode escolher o imunizante de sua preferência. Segundo a Anvisa, todas as vacinas disponíveis no Brasil passaram por aprovação e são seguras. Com a veiculação de suspeitas sobre efeitos colaterais, há pessoas que esperam para se vacinar com o laboratório de sua preferência. Para evitar essa situação, e não atrasar a vacinação, o Distrito Federal está veiculando uma campanha orientando a população.

A vacinação contra a covid-19 no Brasil começou no dia 18 de janeiro. De acordo com o vacinômetro do Ministério da Saúde, até o momento, já foram distribuídas ao SUS quase 75,6 milhões de doses. E mais de 46,8 milhões doses já foram aplicadas na população.

Edição: Sâmia Mendes / L Pedrosa

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Reconhecimento facial é usado para embarque na ponte aérea

A tecnologia dispensa apresentação de outro documento de identidade

Baixar arquivo
Economia

Indicador de felicidade da FGV cai e é o menor da série histórica

O levantamento mostra a escalada da desigualdade a partir da diminuição da renda obtida com o trabalho e o aumento das percepções negativas. E revela que os impactos foram sentidos de maneira mais intensa pela parcela mais pobre da população.

Baixar arquivo
Geral

No Rio Programa BRT Seguro reduz criminalidade e vandalismo

Em duas semanas de atividade, o Programa BRT Seguro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, registrou 12 prisões nas estações do sistema de ônibus que opera em faixas de rodagem exclusivas. Além disso, houve redução de 26% nos calotes de pagamento dos bilhetes.

Baixar arquivo
Esportes

Brasileirão: São Paulo e Chapecoense buscam 1ª vitória

Equipes, que se enfrentam na quarta no Morumbi, têm apenas 1 ponto

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Brasil assina acordo de cooperação com Programa Artemis, da Nasa

Brasil é o primeiro país da América Latina a assinar acordo de cooperação com o Programa Artemis, da Nasa, Agência Espacial Americana.

Baixar arquivo