SP: motoristas e cobradores de ônibus começam a ser vacinados

Publicado em 18/05/2021 - 19:42 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Motoristas e cobradores de ônibus municipais e intermunicipais do estado de São Paulo começaram a ser vacinados nesta terça-feira. Vão receber a vacina as pessoas com mais de 47 anos, e a previsão é imunizar 165 mil trabalhadores.

A vacinação da categoria no estado começou na semana passada, com a imunização dos funcionários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Para receber a vacina é preciso apresentar um documento com foto, o número do CPF e um documento que comprove o vínculo empregatício, como um crachá ou o holerite.

Mas as cidades paulistas não são as primeiras a vacinar motoristas e cobradores. São Luiz, capital do Maranhão, começou a vacinar a categoria na última quarta-feira, dia 12. A cidade mineira de Juiz de Fora também começou a vacinação nessa segunda-feira. Já em Uberaba, também em Minas Gerais, a categoria fez greve na semana passada para cobrar a testagem em massa e a vacinação dos trabalhadores. Um movimento semelhante aconteceu na capital de Goiás, Goiânia. Já na cidade do Rio de Janeiro, os motoristas e cobradores chegaram a ser incluídos no cronograma de vacinação, juntamente com garis e professores, mas o Ministério Público questionou o critério de prioridade e a vacinação foi interrompida.

Motoristas e cobradores são uma das categorias mais afetadas pela pandemia do coronavírus. Um estudo do Dieese mostra que o desligamento de trabalhadores do setor de transportes em função de morte cresceu mais de 95% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. Na média o afastamento de trabalhadores com carteira assinada por mortes cresceu 72% no mesmo período.

Em São Paulo, junto com a vacinação dos trabalhadores do transporte, segue a imunização de pessoas com mais de 50 anos com comorbidades e idosos acima de 60 anos. Na próxima sexta-feira começam a ser vacinadas as pessoas com comorbidades e com deficiência, de 45 a 49 anos.

Até essa terça-feira, cerca de 63,648 milhões brasileiros tinham tomado pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Segundo o site nosso mundo em dados, esse número coloca o Brasil no décimo quinto lugar entre os países que, em proporção à população, mais vacinaram.

Edição: Jessica Gonçalves/ Beatriz Arcoverde

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Justiça

STJ aprova que preso em local degradante terá redução de pena

Uma decisão inédita do Superior Tribunal de Justiça considerou que seja contado em dobro todo o período que uma pessoa esteve presa em local degradante. A decisão é um importante precedente e pode ser aplicada para outras situações semelhantes.

Baixar arquivo
Política

CPI da Pandemia lista 14 pessoas que passam a ser investigadas

Relator da CPI da Pandemia do Senado, Renan Calheiros, divulgou uma lista com 14 pessoas que, inicialmente eram testemunhas, e agora passam a ser investigadas. Entre elas, estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Baixar arquivo
Segurança

Quatro pessoas foram mortas em operação contra facção criminosa

Quatro pessoas foram mortas nesta sexta-feira, incluindo um adolescente de 16 anos, em uma operação contra uma facção criminosa coordenada pela polícia civil do Rio de Janeiro em conjunto com as polícias civis do Pará e do Amazonas e ainda com apoio da Polícia Militar do Rio.  

Baixar arquivo
Esportes

Série D tem clássico potiguar e duelo paulista na tela da TV Brasil

O fim de semana de Série D na TV Brasil começa às 15h (horário de Brasília) deste sábado (19), com o duelo paulista entre Portuguesa e Santo André. No domingo, às 16h, tem Clássico Rei potiguar pelo Grupo 3: América de Natal e ABC, no estádio das Dunas.

Baixar arquivo
Economia

Procon-SP quer saber detalhes sobre a segurança dos celulares

Com o aumento de roubos de celulares para o acesso a aplicativos bancários, o Procon de São Paulo notificou empresas de telefonia como Samsung, Apple e Motorola, além de instituições financeiras e bancos para saber o grau de vulnerabilidade dos aparelhos.

Baixar arquivo
Geral

Bolsonaro participa da entrega de títulos rurais no Pará

A 500 quilômetros de Belém, capital do Pará, o presidente Jair Bolsonaro participou da entrega de títulos rurais, na cidade de Marabá, nesta sexta-feira (18).

Baixar arquivo